Google Fotos terá pasta segura no iPhone para guardar nudes e outras imagens

Nova pasta que permite bloqueio com senha chegará aos usuários de iOS no início de 2022; recurso já estava disponível para smartphones Pixel

Ana Marques
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Google Fotos (Imagem: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)

O Google Fotos está levando recursos de privacidade antes presentes apenas em smartphones Pixel para o iOS. Um deles é a pasta segura, que oferece maior proteção para guardar imagens confidenciais, como nudes, a sete chaves — isto é, com uma senha ou por biometria. O Google também já havia prometido a função para todos os smartphones com Android.

Pasta segura do Google Fotos chega ao iPhone em 2022

Segundo a postagem no blog oficial da empresa, a pasta bloqueada por senha do Fotos estará disponível para quem tem um celular da Apple a partir do “início do próximo ano”. Anunciada em maio, durante o I/O 2021, a ferramenta é semelhante à Pasta Segura da Samsung, disponível em celulares Galaxy.

Trata-se de uma alternativa ao app de fotos da Apple, que até permite ocultar uma foto da grade principal, mas ainda deixa qualquer um com acesso ao seu smartphone encontrar a imagem ao buscar pelo álbum escondido.

Com o Google Fotos, as coisas funcionam da seguinte forma: ao salvar uma imagem na pasta bloqueada, ela fica invisível no rolo de fotos do aplicativo (também não aparece em outro app do seu dispositivo).

Isso evita que arquivos comprometedores sejam vistos por terceiros sem o seu consentimento, mesmo que o seu celular caia em mãos erradas. O Google diz que os arquivos salvos na pasta segura ficam protegidos por criptografia e são automaticamente excluídos de seus servidores.

Há controvérsias…

Apesar de promessa de maior segurança, o Google conta com um caso controverso em seu passado recente que pode deixar muita gente com o pé atrás.

Em 2020, a empresa precisou alertar alguns usuários do serviço Google Takeout sobre um “problema técnico”, que fez vídeos irem parar em backups de estranhos. Na ocasião, a empresa disse que apenas 0,01% de seus usuários foram afetados pela falha.

Com informações: MacRumors

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Canal Exclusivo

Relacionados