Notícias Aplicativos e Software

Google Fotos terá pasta segura no iPhone para guardar nudes e outras imagens

Nova pasta que permite bloqueio com senha chegará aos usuários de iOS no início de 2022; recurso já estava disponível para smartphones Pixel

Ana Marques
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

O Google Fotos está levando recursos de privacidade antes presentes apenas em smartphones Pixel para o iOS. Um deles é a pasta segura, que oferece maior proteção para guardar imagens confidenciais, como nudes, a sete chaves — isto é, com uma senha ou por biometria. O Google também já havia prometido a função para todos os smartphones com Android.

Google Fotos (Imagem: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)
Google Fotos (Imagem: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)

Pasta segura do Google Fotos chega ao iPhone em 2022

Segundo a postagem no blog oficial da empresa, a pasta bloqueada por senha do Fotos estará disponível para quem tem um celular da Apple a partir do “início do próximo ano”. Anunciada em maio, durante o I/O 2021, a ferramenta é semelhante à Pasta Segura da Samsung, disponível em celulares Galaxy.

Trata-se de uma alternativa ao app de fotos da Apple, que até permite ocultar uma foto da grade principal, mas ainda deixa qualquer um com acesso ao seu smartphone encontrar a imagem ao buscar pelo álbum escondido.

Com o Google Fotos, as coisas funcionam da seguinte forma: ao salvar uma imagem na pasta bloqueada, ela fica invisível no rolo de fotos do aplicativo (também não aparece em outro app do seu dispositivo).

Isso evita que arquivos comprometedores sejam vistos por terceiros sem o seu consentimento, mesmo que o seu celular caia em mãos erradas. O Google diz que os arquivos salvos na pasta segura ficam protegidos por criptografia e são automaticamente excluídos de seus servidores.

Há controvérsias…

Apesar de promessa de maior segurança, o Google conta com um caso controverso em seu passado recente que pode deixar muita gente com o pé atrás.

Em 2020, a empresa precisou alertar alguns usuários do serviço Google Takeout sobre um “problema técnico”, que fez vídeos irem parar em backups de estranhos. Na ocasião, a empresa disse que apenas 0,01% de seus usuários foram afetados pela falha.

Com informações: MacRumors

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e trabalha com tecnologia há 6 anos. Formada pela UFRJ, já passou pelo TechTudo (Globo) e pelo hub de conteúdo do Zoom, onde cobriu eventos nacionais e internacionais, analisando celulares, fones e outros eletrônicos. Em 2019, iniciou a coluna semanal "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Antes disso tudo, cursou Farmácia e fundou uma banda de rock.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque