Microsoft PowerToys chega ao Windows 11 com várias ferramentas úteis

PowerToys é um "canivete suíço" de utilitários; nova versão tem foco no Windows 11, mas também funciona no Windows 10

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 5 meses
Microsoft PowerToys no Windows 11 (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Microsoft PowerToys no Windows 11 (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Agora que o Windows 11 está entre nós, a Microsoft está tratando de lapidar as ferramentas que o cercam. Isso inclui a liberação de uma versão do PowerToys pensada para esse sistema operacional. Se você não sabe o que é isso, pode se surpreender positivamente: estamos falando de um conjunto de ferramentas simples, mas muito úteis para o dia a dia.

O PowerToys não é um recurso novo. Para você ter ideia, a Microsoft introduziu esse conjunto de ferramentas no Windows 95 e lançou versões para Windows XP, Windows 10 e, agora, Windows 11. O conjunto de funções oferecido varia de acordo com a versão, mas a proposta é a mesma em todas elas: disponibilizar ao usuário vários utilitários práticos.

A versão para Windows 11 traz mudanças na interface e elementos que a tornam condizente com o padrão visual do sistema operacional. Porém, o que mais nos interessa são os utilitários.

Há vários. O Color Picker permite que você identifique uma cor em uma janela e trabalhe com ela em um editor de imagens, por exemplo. Com o FancyZones, você pode organizar janelas de várias maneiras e, com o PowerRename, é possível renomear vários arquivos ao mesmo tempo.

Você também encontra ali funções que incrementam o Explorador de Arquivos, botões para silenciar o microfone ou desativar a webcam rapidamente durante uma videoconferência, um utilitário para mudar rapidamente o tamanho de uma imagem, entre outros.

Os botões para videoconferência são um recurso novo, assim como o Find My Mouse, uma ferramenta que te ajuda a localizar o cursor do mouse (pode ser útil para quem tem uma tela com alta resolução).

PowerToys Run (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
PowerToys Run (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Merece menção a presença do PowerToys Run, um launcher que aparece como uma alternativa mais prática à tradicional caixa Executar: além de aceitar os comandos desta, você pode utilizar o recurso para fazer contas ou converter unidades, por exemplo.

Como baixar o PowerToys

O Microsoft PowerToys 0.49, a versão que traz esses recursos, pode ser baixado na página do projeto no GitHub (role a tela até Assets para encontrar o executável de instalação).

A ferramenta é gratuita, tem código-fonte aberto e, apesar do foco no Windows 11, funciona perfeitamente no Windows 10.

Receba mais sobre Microsoft PowerToys na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados