New World perde mais de 70% dos jogadores desde o lançamento no Steam

MMORPG da Amazon Games perde cerca de 150 mil jogadores por semana desde o lançamento no Steam, em 28 de setembro

Murilo Tunholi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
New World (Imagem: Divulgação/Amazon)

A popularidade de New World anda em queda, e o MMORPG da Amazon já registra cerca de 70% a menos de jogadores desde seu lançamento no Steam, em 28 de setembro. Mesmo alcançando a marca de quase 1 milhão de usuários conectados de forma simultânea nos primeiros dias, o jogo segue perdendo cerca de 150 mil pessoas por semana.

Investir em um lançamento bombástico é válido, porém também é importante manter a comunidade ativa, ainda mais um MMORPG. Por ser um jogo teoricamente sem fim, as pessoas precisam de motivos para continuar online, e, pelo o que parece, New World não está conseguindo fazer isso.

Segundo dados do Steam Charts, o maior pico de popularidade de New World foi registrado no dia 2 de outubro, às 21h (horário de Brasília), quando 913.027 usuários ficaram conectados ao mesmo tempo. Em comparação, às 21h do dia 1º de novembro, os servidores tiveram 265.759 pessoas online — 71% a menos de jogadores em cerca de um mês.

Essa queda não aconteceu de um dia para o outro, mas sim de forma constante nesse último mês. Em média, New World perdeu mais de 150 mil jogadores por semana devido a vários motivos, como bugs, história sem profundidade, poucas atividades no final da campanha e diversas mecânicas repetitivas e tediosas.

Popularidade de New World segue em queda desde o lançamento no Steam (Imagem: Reprodução/Steam Charts)

As possíveis causas do êxodo de New World

Por ser focado em modos PvP (jogador contra jogador), New World não oferece muito espaço para pessoas que preferem atividades PvE (jogador contra ambiente), tipo masmorras e raides. Essa parcela de usuários pode ter se animado durante um tempo pelo fator novidade, mas logo saiu do game.

Além disso, não há muita coisa para fazer em New World depois que o personagem chega ao nível máximo. É comum ver pessoas passando horas coletando materiais para criar equipamentos ou sentadas em alguma cidade esperando a próxima guerra entre guildas começar.

Outro ponto que tende a afastar jogadores é a falta de um enredo interessante. Final Fantasy 14 e World of Warcraft oferecem histórias distintas e profundas, cada um deles do seu jeito. Já New World é um verdadeiro sandbox, em que você faz o que quiser sem afetar o mundo do MMORPG.

Para fechar com estilo, New World tem sofrido com vários bugs, desde placas de vídeo supostamente sendo queimadas pelo jogo até usuários abusando de falhas na transferência de servidores para clonar dinheiro. Tudo isso ajuda a afastar ainda mais pessoas.

Por enquanto, a Amazon Games não anunciou grandes novidades para New World. Fica a dúvida se a empresa está realmente satisfeita com essa quantidade de jogadores online em um game que prometia ser um verdadeiro sucesso.

Com informações: Eurogamer.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Murilo Tunholi

Murilo Tunholi

Ex-autor

Jornalista, atua como repórter de videogames e tecnologia desde 2018. Tem experiência em analisar jogos e hardware, assim como em cobrir eventos e torneios de esports. Passou pela Editora Globo (TechTudo), Mosaico (Buscapé/Zoom) e no Tecnoblog, foi autor entre 2021 e 2022. É apaixonado por gastronomia, informática, música e Pokémon. Já cursou Química, mas pendurou o jaleco para realizar o sonho de trabalhar com games.

Canal Exclusivo

Relacionados