Xiaomi revela como vai esfriar celulares usando tecnologia Loop LiquidCool

Loop LiquidCool Technology é a nova solução da Xiaomi para controlar a temperatura de celulares; tecnologia chegará ao mercado no ano que vem

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

Xiaomi apresentou, nesta sexta-feira (5), uma nova tecnologia de resfriamento para celulares. O Loop LiquidCool Technology promete reduzir a temperatura dos smartphones com mais eficiência e com o dobro da capacidade das soluções existentes atualmente no mercado. A previsão é de que a novidade comece a aparecer em produtos da marca chinesa no segundo semestre de 2022.

A solução é um avanço aos métodos de resfriamento utilizados atualmente nos smartphones. Em um teste com um Xiaomi Mix 4 modificado, o dispositivo manteve as temperaturas abaixo de 47,7º C enquanto o processador estava 8,6º C mais baixo do que a versão padrão do telefone. O experimento foi conduzido ao rodar Genshin Impact por 30 minutos com as configurações no máximo e a 60 quadros por segundos (qps).

A fabricante explica que a capacidade máxima do sistema é aumentada em até 100% ao permitir um fluxo de troca de calor mais suave. Outra vantagem se concentra no design, já que a nova solução pode ser implementada em qualquer celular. Além disso, a tecnologia garante mais espaço para incluir outros componentes em smartphones.

Loop LiquidCool Technology entrega temperaturas abaixo de 47,7º C em teste (Imagem: Reprodução/Xiaomi/YouTube)
Loop LiquidCool Technology entrega temperaturas abaixo de 47,7º C em teste (Imagem: Reprodução/Xiaomi/YouTube)

Tecnologia da Xiaomi promete mais eficiência

Toda esse processo funciona em cadeia para garantir as melhorias prometidas. A solução traz um evaporador, um condensador, uma câmara de recarga, além de tubos de gás e líquidos. Todos esses itens estão ligados para manter um ciclo capaz de transferir o calor do evaporador à câmara de recarga em uma única direção.

A tecnologia ainda se aproveita do mesmo método de resfriamento por câmaras de vapor. Mas a nova solução Loop LiquidCool utiliza um efeito capilar para fazer a troca de calor por fluidos através de tubos que são conectados entre os componentes citados acima. Assim, a temperatura do celular pode ser controlada com mais eficiência.

Calma, nós vamos explicar.

Sistema Loop LiquidCool promete fluxo de calor mais suave e mais eficiente (Imagem: Divulgação/Xiaomi)
Sistema Loop LiquidCool promete fluxo de calor mais suave e mais eficiente (Imagem: Divulgação/Xiaomi)

Como o Loop LiquidCool Technology funciona?

O sistema funciona um looping. O processo é iniciado no evaporador, que é colocado sobre fontes que gerem calor, como um processador. A peça é responsável por transformar o líquido em gás para que seja levado através de um tubo até o condensador. Em seguida, o gás retornará ao estado líquido e será transportado novamente por outro tubo de calor até a câmara de recarga.

Já com a temperatura reduzida, estes líquidos serão absorvidos pela câmara de recarga através de pequenas fibras. Neste caso, a câmara fica responsável por reabastecer o evaporador para que todo o ciclo seja iniciado novamente. Em outras palavras: o agente que foi do estado líquido para gasoso e depois voltou para o estado líquido retornará ao evaporador para que todo esse processo seja repetido.

A Xiaomi ainda implementou uma válvula de Tesla entre a câmara de recarga e o evaporador. Trata-se de uma válvula unidirecional que impede que os gases do evaporador sejam levados à câmara. Dessa forma, somente os líquidos com temperatura menores serão levados ao evaporador para concluir o processo.

Tecnologia Loop LiquidCool usa válvulas de Tesla (Imagem: Divulgação/Xiaomi)
Tecnologia Loop LiquidCool usa válvulas de Tesla (Imagem: Divulgação/Xiaomi)

Com informações: Xiaomi (Blog)

Receba mais sobre Xiaomi na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados