Windows 11: ferramenta WSATools instala apps de Android no PC

Com o WSATools, usuário pode instalar qualquer APK de aplicativo para Android no Windows 11 sem precisar recorrer a comandos de linha

Giovanni Santa Rosa
Por
• Atualizado há 2 anos e 2 meses
Aplicativo do Kindle para Android rodando no Windows 11

Um dos recursos mais interessantes do Windows 11 é o suporte a apps de Android. Ele vem sendo disponibilizado aos poucos — o Windows Subsystem for Android chegou recentemente a usuários do programa Insider nos EUA. Oficialmente, os aplicativos estão disponíveis por meio de uma parceria com a Amazon Appstore, com opções limitadas. Mas dá para fazer sideloading, e uma nova ferramenta chamada WSATools promete simplificar a instalação.

O WSATools está disponível na Microsoft Store e faz todo o trabalho sujo para que você não precise usar linhas de comando ou instalar o Android Debug Bridge. Mesmo assim, três coisas são necessárias para preparar sua máquina para a ferramenta:

  1. Instalar o Windows Subsystem for Android em uma build compatível do Windows 11.
  2. Ligar o modo de desenvolvedor (Developer Mode).
  3. Ativar a depuração (debugging) USB.

A partir daí, é só instalar o WSATools e carregar o arquivo APK do aplicativo desejado. Repositórios como o APKMirror e o APKPure disponibilizam vários apps, mas tenha em mente que isso pode ser um pouco arriscado.

WSATools facilita a instalação de APKs no Windows 11
WSATools facilita a instalação de APKs no Windows 11 (Imagem: Reprodução/Microsoft Store)

Também vale ressaltar que o Windows não vem com o Google Services Framework, o que significa que apps do Google talvez não funcionem corretamente.

Windows 11 conta oficialmente com 500 apps de Android

O sideloading — nome dado ao processo de instalar aplicativos diretamente de um arquivo, sem precisar de uma loja — virou uma opção para quem não quer ficar limitado à curadoria da Amazon Appstore. A gigante do varejo entrou como parceira da Microsoft na distribuição de apps de Android para Windows 11 pela loja do sistema.

Microsoft Store tem parceria com a Amazon Appstore para distribuir apps de Android para Windows 11
Microsoft Store tem parceria com a Amazon Appstore para distribuir apps de Android para Windows 11 (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Inicialmente, foram disponibilizados cerca de 500 programas. A lista inclui apps famosos como o Kindle e jogos como Lords Mobile e Coin Master. Mesmo assim, o número é muito baixo quando comparado aos 460 mil aplicativos da Amazon Appstore — isso para não falar nos mais de 3,4 milhões da Google Play Store.

Android roda em subsistema

A compatibilidade do Windows 11 com apps de Android foi um dos grandes destaques da apresentação do sistema operacional. Porém, o recurso acabou adiado. Em outubro, usuários do programa Insider nos EUA começaram a receber uma build que contava com uma versão prévia do Windows Subsystem for Android.

Esse subsistema tem um kernel Linux e roda um SO baseado no Android Open Source Project (AOSP) versão 11. Ele conta também com uma máquina virtual para fazer os aplicativos e a plataforma da Microsoft se entenderem.

Com informações: Liliputing.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados