Inscryption e Loop Hero são roguelikes de cartas inovadores e divertidos

Conheça Inscryption e Loop Hero, dois jogos independentes da Devolver Digital que estão concorrendo no The Game Awards 2021

Murilo Tunholi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

Mais de 10 jogos independentes estão concorrendo a diversas categorias no The Game Awards 2021 — premiação que elege os melhores jogos do ano. Este ano, entre os games selecionados há três publicações da Devolver Digital: Death’s Door, Inscryption e Loop Hero. Como Death’s Door já foi tema desta coluna antes, hoje vou apresentar Inscryption e Loop Hero, mostrando porque eles merecem a sua atenção.

Inscryption tem duelos de cartas sombrios e mortais

  • Estúdio: Daniel Mullins Games;
  • Plataformas: PC (Steam e Epic Games Store).

Inscryption mistura mecânicas de jogo de cartas com roguelike e conta com um enredo macabro que, apesar de curto, promete deixar você na ponta da cadeira algumas vezes. No game, o objetivo é vencer duelos de cartas para resolver quebra-cabeças e fugir de um lugar sombrio no melhor estilo de jogos “escape room”.

A parte roguelike de Inscryption aparece na hora de montar o seu deck durante a jogatina. Quando mais você avança na história, mais cartas poderosas podem ficar disponíveis. Quando eu digo “podem” é porque há um elemento de sorte envolvido. Se o destino estiver ao seu lado, dá para construir baralhos invencíveis sem muito esforço.

Inscryption (Imagem: Divulgação/Devolver Digital)

Assim como em outros roguelikes, a ideia é zerar a campanha várias vezes com estratégias diferentes. No quesito rejogabilidade, Inscryption promete oferecer várias horas de gameplay adicionais, sem repetições desnecessárias. Além disso, a cada game over novas possibilidades de cartas aparecerem para incrementar seu deck.

A história do jogo é dividida em quatro atos. Sem dar spoilers, você assume o papel de uma pessoa capturada por um assassino chamado Leshy, que o força a entrar em um duelo de cartas valendo a sua vida. Caso vença, você escapa. Se perder, você poderá dar adeus à sua existência.

Vale a pena ficar atendo não só ao jogo de cartas, como também a todo o interior da cabana, pois o local guarda várias segredos que podem ajudar a vencer o monstro. O enredo é narrado pelo assassino, como se fosse um RPG de mesa, e consegue ser bastante imersivo.

Desenvolvido pelo estúdio Daniel Mullins Games e lançado em outubro de 2021, Inscryption está disponível somente para PC via Steam e Epic Games Store, com opção de idioma em português. Se você curte jogos de cartas, em especial os com atmosfera sombria, vale a pena dar uma chance para esse game.

Loop Hero é um verdadeiro tutti-frutti de estilos

  • Estúdio: Four Quarters;
  • Plataformas: PC (Steam e Epic Games Store) e Nintendo Switch.

Loop Hero é único e diferente de qualquer outro jogo disponível no mercado atualmente. Com elementos de RPG clássico, roguelike e card game, o título pode ser complexo à primeira vista — ainda mais tendo essa mistura tão maluca de estilos. Contudo, ao pegar o jeito da coisa, ele se torna bastante viciante e até relaxante.

Esse game relaxa porque você não precisa ficar controlando o seu personagem. Todas as ações do herói são automáticas, e a sua responsabilidade é administrar as armas, equipamentos e estruturas que garantem bônus de atributos ao protagonista. Esses itens aparecem como cartas em um deck e são obtidos ao derrotar monstros.

Loop Hero (Imagem: Divulgação/Devolver Digital)

As fases também são geradas de forma automática e podem ser infinitas, se a sua estratégia for bem pensada. O ideal para se dar bem é dosar o uso das cartas. Quanto mais elementos forem colocados no caminho do herói, maiores serão os desafios e as chances de dar tudo errado. Mas, se você guardar os itens por muito tempo, não vai ficar mais forte.

Devido a essa mecânica um tanto complexa, o enredo de Loop Hero acabou ficando um pouco de lado. A história não é ruim, pelo contrário, mas é bem simples e previsível. Em resumo, o vilão Lich está destruindo o mundo, e as pessoas estão perdendo suas memórias de forma contínua, com exceção do protagonista.

Com a memória intacta, o herói deve se aventurar pela escuridão para buscar uma forma de impedir o apocalipse e restaurar o mundo para sua forma original. No meio do caminho, há livros e diálogos adicionais que podem deixar a história um pouco mais rica.

Mesmo com o enredo simples e até esquecível, Loop Hero brilha com sua gameplay única, seu estilo de arte refinado e sua trilha sonora de qualidade. O jogo está disponível desde 4 de março de 2021 para PC (Steam e Epic Games Store) e Nintendo Switch, com interface e legendas em português.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Murilo Tunholi

Murilo Tunholi

Ex-autor

Jornalista, atua como repórter de videogames e tecnologia desde 2018. Tem experiência em analisar jogos e hardware, assim como em cobrir eventos e torneios de esports. Passou pela Editora Globo (TechTudo), Mosaico (Buscapé/Zoom) e no Tecnoblog, foi autor entre 2021 e 2022. É apaixonado por gastronomia, informática, música e Pokémon. Já cursou Química, mas pendurou o jaleco para realizar o sonho de trabalhar com games.

Canal Exclusivo

Relacionados