Adele pede e Spotify remove reprodução aleatória de álbuns por padrão

A pedido da cantora britânica, Sportify retira opção de tocar músicas de álbuns no modo shuffle para assinantes Premium (mas recurso ainda existe)

Pedro Knoth
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

Com o sucesso de seu mais recente álbum, 30, Adele é uma voz importante não só na música, mas também para serviços de streaming, como o Spotify. Buscando atender a um pedido da cantora britânica, a plataforma desabilitou o recurso de tocar músicas no modo shuffle de um único álbum.

Spotify retira shuffle de álbuns, mas recurso ainda existe

O botão de shuffle do Spotify para álbuns era polêmico, porque bagunçava a ordem das músicas, prejudicando assim a história pensada pelo artista para aquele disco. Foi o que citou Adele em um tweet agradecendo à plataforma pela mudança.

“Esse era o único pedido que eu tinha em uma indústria que sempre passa por mudanças. Nós não criamos álbuns com tanto carinho e pensamos com cuidado na lista de músicas aleatoriamente”, disse a cantora. “Nossa arte conta uma história e nossas histórias deveriam ser escutadas da maneira como nós a pensamos. Obrigado Spotify por escutar”.

Antes, o Spotify permitia que o usuário escutasse qualquer faixa do álbum de artistas em uma ordem aleatória. O botão que permitia fazer isso ficava debaixo do grande “play” verde.

Agora, essa opção foi desabilitada. Só é permitido ao usuário tocar músicas na ordem do álbum, depois que ele aperta “play”. Por enquanto, o recurso funciona apenas para quem assina o Spotify Premium. Ainda é possível habilitar o modo aleatório, clicando no ícone de shuffle do lado esquerdo da barra da música que está tocando.

“Tudo por você” responde Spotify

O Spotify respondeu à Adele. A plataforma escreveu “tudo por você”, indicando que fez um favor à cantora ao retirar o shuffle de álbuns. Chris Macowski, diretora de comunicação da plataforma, confirmou a mudança ao The Verge.

A executiva disse ao site:

“Como a Adele mencionou, estamos felizes em compartilhar sobre o lançamento do novo recurso Premium. Ele é requisitado há tempos tanto por usuários como por artistas, que é de fazer com que as músicas toquem em ordem em todos os álbuns. […] Para aqueles que desejam dar o play em modo aleatório em um álbum, é possível selecionar o botão de shuffle na aba da música que está tocando.”

A voz de Adele tem, obviamente, muito peso na plataforma, já que a mudança ocorre dias após o lançamento de seu novo álbum, 30. O disco já explodiu em popularidade, e a canção Easy on Me derrubou o recorde da banda de K-Pop BTS, tornando-se a música com mais streamings no dia de lançamento.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Pedro Knoth

Pedro Knoth

Ex-autor

Pedro Knoth é jornalista e cursa pós-graduação em jornalismo investigativo pelo IDP, de Brasília. Foi autor no Tecnoblog cobrindo assuntos relacionados à legislação, empresas de tecnologia, dados e finanças entre 2021 e 2022. É usuário ávido de iPhone e Mac, e também estuda Python.

Relacionados