Cartucho permite que Game Boy Advance rode jogos de PlayStation

Youtuber cria cartucho customizado de GBA que reproduz jogos de PS1 no portátil da Nintendo com performance quase perfeita

Murilo Tunholi
Por

O youtuber Rodrigo Alfonso conseguiu hackear um Game Boy Advance para rodar jogos de PlayStation a partir de um cartucho modificado. O console portátil em si não recebeu nenhuma alteração drástica — ou seja, é praticamente o mesmo videogame da geração 16-bits, só que rodando games em 3D com performance quase perfeita.

O Game Boy Advance é um dos videogames preferidos de modders e hackers por ser fácil de encontrar peças diferentes pela internet. Não é difícil achar componentes para melhorar alguns aspectos do console, como telas OLED, alto-falantes mais potentes, baterias maiores e carcaças customizadas.

Há também cartuchos especiais que, em conjunto com um cartão SD, conseguem armazenar centenas de jogos em um lugar só. E foi nisso que Alfonso se baseou para criar o seu próprio cartucho para GBA com games de PS1.

Basicamente, ele burlou as limitações da placa mãe original do console usando um Raspberry Pi 3 para construir o cartucho. Em seguida, Alfonso instalou um emulador de PlayStation no sistema e colocou o componente dentro de uma espécie de cartucho oco produzido em uma impressora 3D.

A partir dessa modificação, o GBA se tornou um reprodutor de jogos de PS1, em que somente a tela e os controles do console importam. Todo o processamento acontece no Raspberry Pi 3, e as imagens dos jogos são exibidas no portátil por meio de um cabo ligado à porta link — usada originalmente para jogatinas multiplayer.

O GBA em si não recebeu muitas modificações drásticas para rodar os jogos de PS1. As únicas mudanças feitas por Alfonso foram a adição de uma tela LCD com mais brilho e um leve overclock no processador para aguentar a transmissão de imagens pelo cabo link sem ter queda na taxa de quadros por segundo.

Alfonso ensina a criar o cartucho em seu canal

Em seu canal no YouTube, Alfonso testa diversos games de PS1 no GBA, como Crash Bandicoot: Warped, Spyro: Year of the Dragon, Snow Bros, Battletoads e mais.

Ele também mostra o passo a passo da construção do cartucho e disponibiliza todos os códigos de programação necessários em uma página do GitHub.

Com informações: Gizmodo.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Murilo Tunholi

Murilo Tunholi

Ex-autor

Jornalista, atua como repórter de videogames e tecnologia desde 2018. Tem experiência em analisar jogos e hardware, assim como em cobrir eventos e torneios de esports. Passou pela Editora Globo (TechTudo), Mosaico (Buscapé/Zoom) e no Tecnoblog, foi autor entre 2021 e 2022. É apaixonado por gastronomia, informática, música e Pokémon. Já cursou Química, mas pendurou o jaleco para realizar o sonho de trabalhar com games.

Relacionados