Início / Notícias / Jogos /

Final Fantasy 14 explode em popularidade no Steam graças a Endwalker

Com quase 100 mil jogadores online somente no Steam, Final Fantasy 14 vive seu melhor momento, mesmo com servidores instáveis

Por

O lançamento da expansão Endwalker, de Final Fantasy 14, fez o MMORPG da Square Enix atingir sua maior popularidade dos últimos 11 anos. De acordo com o SteamDB, mais de 95 mil jogadores se conectaram de forma simultânea no game no último domingo (6), considerando apenas usuários do Steam. O recorde anterior era de “apenas” 67 mil pessoas online na plataforma, em julho de 2021.

Final Fantasy 14: Endwalker (Imagem: Divulgação/Square Enix)
Final Fantasy 14: Endwalker (Imagem: Divulgação/Square Enix)

Para ser mais exato, o SteamDB registrou um pico de 95.150 jogadores conectados em Final Fantasy 14 pela loja da Valve, no domingo. Vale destacar que esse número considera apenas as pessoas que acessam o MMORPG pelo Steam. Há também uma parcela considerável de usuários que entra no jogo pela loja da Square Enix para PC ou pelos consoles PS4 e PS5.

O sucesso de Final Fantasy 14 não é algo repentino. Cada vez mais popular, o MMORPG vive seu melhor momento desde o início de julho deste ano. Na época, o jogo da Square Enix foi impulsionado não apenas pela sua própria qualidade, como também pelo êxodo de jogadores de World of Warcraft (WoW) em busca de um novo RPG online, incluindo streamers famosos, como Zack “Asmongold”.

A alta popularidade de Final Fantasy 14 tem um lado ruim

Essa popularidade crescente é ótima para o game — que merece isso tudo e muito mais —, mas acaba resultado em diversos problemas para os jogadores. Desde que a Square Enix liberou o acesso antecipado a Endwalker, na última sexta-feira (3), está sendo preciso enfrentar filas imensas com mais de 4 mil pessoas para entrar em Final Fantasy 14.

Além dessa longa espera para entrar no MMORPG, que pode passar fácil de duas horas, os jogadores estão sendo chutados dos servidores ou ficam impedidos de selecionarem seus personagens por causa dos erros de código 2002 e 5006. Ao receber essas mensagens, é preciso reiniciar o game, e isso pode levar a pessoa para o final da fila novamente.

Jogadores vão receber sete dias de tempo de jogo

A Square Enix diz que, por enquanto, não é possível criar novos servidores para acomodar mais pessoas online, por causa da escassez de chips semicondutores no mundo todo.

Para compensar essa instabilidade, o diretor de Final Fantasy 14, Naoki Yoshida, vai dar de graça sete dias de tempo de jogo para todos que estiverem com o pagamento da mensalidade em dia ou usando os 30 dias de acesso recebidos ao comprar o game.

Com informações: PC Gamer, PC Gamer.