Bloco de Notas para Windows 11 terá modo escuro e outras mudanças no visual

Microsoft libera nova versão de testes do Bloco de Notas para Windows 11 com modo escuro e melhorias na ferramenta de busca

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 2 meses
Novo Bloco de Notas para Windows 11 (Imagem: DIvulgação/Microsoft)

Bloco de Notas vai, enfim, ganhar mudanças no visual. Nesta terça-feira (7), a Microsoft anunciou a versão de testes do programa que terá suporte ao modo escuro (dark mode), melhorias na ferramenta de busca e ficará mais parecido com o Windows 11. A novidade já está disponível aos participantes do programa Windows Insiders.

A atualização confere mudanças no design de um dos apps mais antigos do Windows. Entre elas, está o tão esperado suporte ao modo escuro, que pode ser habilitado de acordo com o tema escolhido nas configurações do sistema. O Bloco de Notas também aderiu aos elementos do Windows 11, como as janelas com cantos arredondados. 

A Microsoft ainda introduziu melhorias à ferramenta de busca. Na versão anterior, ao apertar CTRL + F, o usuário é recepcionado por uma janela independente para pesquisar por palavras ou frases no texto. Agora, o app vai apresentar uma pequena caixa flutuante, parecida com o recurso do Google Chrome, para encontrar os termos.

Bloco de Notas para Windows 11 recebe nova ferramenta para buscas (Imagem: Divulgação/Microsoft)
Bloco de Notas para Windows 11 recebe nova ferramenta para buscas (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Novo Bloco de Notas traz melhorias ao CTRL + Z

As demais mudanças ficam pela opção “Desfazer” (CTRL + Z). A nova versão conta com suporte a opção de desfazer alterações em várias etapas, e não somente uma, como acontecia. Ou seja, se quiser resgatar uma alteração feita há mais tempo, basta utilizar a ferramenta mais de uma vez para retornar ao estado desejado.

A nova versão do Bloco de Notas está disponível para quem utiliza o Windows 11 e para membros do Windows Insiders (Dev Channel). Até o momento, não há previsão de quando as novidades serão levadas para a versão estável do sistema operacional.

Com informações: The Verge e Microsoft

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados