Início / Notícias / Finanças /

Palmeiras lança fan token $VERDAO para monetizar paixão da torcida

Em parceria com a Chiliz, Palmeira segue Corinthians e lança sua própria criptomoeda para aumentar o engajamento de sua torcida

Por

Mais um clube de futebol brasileiro entrou para o universo das criptomoedas. O Palmeiras anunciou nesta quarta-feira (8) uma parceria com a empresa Chiliz para lançar seu “fan token” oficial. O chamado $VERDAO poderá ser negociado na plataforma Socios.com ou no site do Palmeiras. Os compradores receberão benefícios e poderão interagir com o time, recebendo o direito de opinar em pesquisas sobre novos produtos e números das camisas, por exemplo.

Palmeiras anuncia criptomoeda para fãs (Imagem: Divulgação/ Palmeiras)
Palmeiras anuncia criptomoeda para fãs (Imagem: Divulgação/ Palmeiras)

Maurício Galiotte, atual presidente do clube, disse em comunicado à imprensa que esse projeto visa aumentar o engajamento da torcida no Brasil e no mundo todo. ”Acreditamos que os fan tokens aumentarão a conexão digital com nossos torcedores”. Além disso, ele destaca que também é uma nova fonte de receita para o clube.

Um fan token é uma categoria diferente de criptomoedas e vêm ganhando força entre os clubes esportivos com o boom das moedas digitais ao longo de 2021. Diferente dos ativos tradicionais, usados para transações ou como investimentos, um fan token garante ao detentor benefícios exclusivos em relação a determinado time de futebol, por exemplo. São ativos usados também por famosos da música, do cinema e por influenciadores.

Fãs compram criptomoeda para receber benefícios

Entre as vantagens para os compradores, estão conteúdos e produtos exclusivos, ingressos gratuitos para jogos, participação nas decisões do time, sorteios com prêmios e muito mais. Esses benefícios são definidos por cada time. O clube afirmou em comunicado que a ideia de criar um fan token, por mais específico que esse tipo de moeda digital seja, veio das criptomoedas mais tradicionais, como o bitcoin (BTC) ou ether (ETH).

“Dentro das criptomoedas existe um tipo de token de governança em que o investidor pode votar para que a rede tome determinada decisão, ajudando a escolher o caminho que o projeto vai seguir. Esse pensamento foi incorporado dentro do fan token”, explicou Tasso Lago, especialista em criptomoedas e fundador da Financial Move, em comunicado à imprensa

Palmeiras monetiza paixão da torcida com fan token

Esse tipo de moeda digital para fãs está se tornando cada vez mais popular entre os clubes esportivos no mundo todo. No Brasil, inclusive, o Corinthians anunciou no final de junho o lançamento do $SCCP, também em parceria com a Chiliz. Para Lago, “um fã do esporte pode preferir, mesmo que de forma passional, os tokens de times em relação a uma moeda tradicional porque futebol é sua paixão e isso motiva.”

O especialista também acrescentou que os clubes querem engajar a comunidade do futebol em troca de benefícios. Para o torcedor, a experiência e proximidade do time é uma grande vantagem. Para a entidade, a monetização dessa paixão pelo esporte e pelo clube é o principal motivo para a criação de um fan token. O Palmeiras ainda não divulgou mais detalhes, como o preço dos tokens ou a data do início das vendas.