Início / Notícias / Jogos /

Masayuki Uemura, criador do Super Nintendo, morre aos 78 anos

Criador original do Nintendinho e também do Super Nintendo partiu em 6 de dezembro, mas comunicado de seu falecimento só foi liberado nesta semana

Por

Faleceu o criador original do Super Nintendo e também do Nintendinho, Masayuki Uemura, aos 78 anos. Uemura foi o engenheiro chefe na criação dos dois consoles, em suas versões “Famicom” e “Super Famicom”, no Japão. A partida do designer foi em 6 de dezembro, de causas não reveladas, mas apenas agora é comunicada à imprensa e público do mundo todo.

Uemura com um modelo do Famicom (Imagem: Reprodução)

Uemura entrou na Nintendo em 1972, com o objetivo de explorar as possibilidades de entretenimento com aparelhos eletrônicos. Ele trabalhou inicialmente com equipamentos que envolviam jogos com controle no formato de armas, que “atiravam” no que aparecia na tela, as chamadas “light gun”.

Foi só em 1981 que Masayuki Uemura começou a trabalhar no Famicom, a pedido do presidente da Nintendo na época, Hiroshi Yamauchi. A ideia era criar um aparelho que fosse capaz de rodar jogos de fliperama em uma TV, mas com a possibilidade de usar vários cartuchos.

O Famicom, obviamente, foi um enorme sucesso de público e crítica. Quando foi lançado nos EUA, como o nome de NES (Nintendo Entertainment System), causou furor e buscas intermináveis de pais em lojas de brinquedo para presentes de natal.

Fundador da Nintendo Research & Development 2

Masayuki Uemura também foi um dos fundadores da Nintendo Research & Development 2, em 1978. Encerrada em 2004, esta foi uma divisão da Nintendo criada especificamente para o desenvolvimento de tecnologias inovadoras, com foco em consoles de mesa. Com o tempo a R&D2 também criou jogos.

Foi lá ainda que Uemura seguiu sua história de genialidade e sucesso e desenvolveu o Super Famicom, sucessor do Nintendinho, que foi lançado no Japão em 1990 e chegou ao ocidente no ano seguinte.

Até hoje tanto Super Nintendo quanto Nintendinho são lembrados como alguns dos melhores videogames já criados pela empresa, com vários títulos de sucesso, alguns deles inesquecíveis. Qual é o seu favorito?

Com informações: NintendoLife.