Excel vira esport com campeonato mundial e transmissão ao vivo

Aberto da FMWC coloca especialistas em Excel para resolver casos baseados no mundo real, com direito a narração e apelidos para os jogadores

Giovanni Santa Rosa
Por

No último fim de semana, grandes nomes se reuniram para uma disputa virtual acirradíssima com transmissão ao vivo pela TV. Poderíamos estar falando de qualquer competição de esports, mas o torneio em questão era de Excel. Não, não é um jogo novo. É o software de planilhas da Microsoft mesmo.

Planilha do Excel
Planilha do Excel (Imagem: Mika / Unsplash)

As finais do aberto da Financial Modeling World Cup (Copa do Mundo de Modelagem Financeira, em tradução livre) aconteceram no sábado (11) e tiveram transmissão do YouTube e da ESPN americana.

Na competição, os jogadores (não sei se é esse o nome mais apropriado) recebem estudos de caso de até cinco páginas com problemas do mundo real e seis a 15 questões com complexidade variável. Aí, é só montar seu modelo no Excel e resolver.

Campeonato tem “Ngoat” e “Mr. Excel”

Pode parecer chato, principalmente se você trabalha com isso de segunda a sexta em horário comercial. A organização trata de dar uma roupagem mais divertida, à la esports mesmo, com apresentações de entrada de cada competidor e apelidos engraçadinhos como “Ngoat” (Andrew Ngai). Até o comentarista Bill Jelen é conhecido com o “Mr. Excel”.

O aberto da FMWC é disputado em formato de mata-mata. Depois de uma qualificatória regional, os competidores foram afunilando até chegar nos oito finalistas do último sábado, com quartas-de-final, semifinal e final.

Ngai se sagrou campeão ao derrotar Michael Jarman na grande final pelo placar de 734 a 280 — cada partida tem um máximo de 1.000 pontos para cada lado. Ele levou para casa US$ 3 mil de prêmio. No total, foram distribuídos US$ 10 mil para todos os participantes dessa etapa final.

Você pode ver o replay da competição no YouTube da FMWC.

YouTube video

Além do aberto, a FMWC tem uma temporada regular, composta por 12 etapas ao longo do ano. A rodada final será no fim de semana que vem (18). Ngai é atualmente o terceiro no ranking, atrás de Anup Agarwal e do líder Diarmuid Early. Há também uma divisão por idade (maiores e menores de 25 anos) e equipes formadas por empresas.

Se você se interessou, dá para conferir as amostras de estudos de caso. Quem quer levar o assunto mais a sério pode pagar por pacotes de competições anteriores. A lojinha do FMWC conta ainda com souvenirs, como esta linda camiseta com estampa do erro #REF! para você levar para casa.

Camiseta da FMWC tem brincadeira com erro (Imagem: Reprodução/FMWC)
Camiseta da FMWC tem brincadeira com erro (Imagem: Reprodução/FMWC)

E para quem não é tão chegado em planilhas, tem também o Microsoft Office Specialist World Championship. Voltado para estudantes, ele inclui também o Word e o PowerPoint.

Com informações: The Verge, PCWorld

Relacionados

Relacionados