Galaxy S21 ganha leitura de QR Code para Pix pela câmera do celular

Samsung libera leitura de QR Code para Pix através do app Câmera para celulares com One UI 4 (Android 12), incluindo o Galaxy S21

Bruno Gall De Blasi
Por
Samsung Galaxy S21+ (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

As transações via Pix podem ser realizadas através de métodos diferentes, incluindo o QR Code. Pensando nisso, a Samsung incluiu uma função para ler o código diretamente pelo app de câmera do celular para facilitar os pagamentos e transferências feitos pela plataforma do Banco Central (BC). O atalho já está disponível para o Galaxy S21 e chegará a outros smartphones com a One UI 4 em breve.

A novidade foi anunciada pela marca sul-coreana nesta segunda-feira (13). Segundo a Samsung, o recurso visa “agilizar a vida de seus usuários” já que os códigos QR para transações via Pix podem ser lidos diretamente pelo app nativo de câmera do celular. Assim, não é preciso primeiro abrir o aplicativo do banco para depois fazer a leitura.

O funcionamento é bem simples. O usuário só precisa abrir a câmera do celular e apontar para o código. Em seguida, o aplicativo vai abrir um pop-up para informar que identificou um QR Code para Pix. Após apertar o botão “Continuar”, é só escolher um banco elegível para ser levado ao app da instituição financeira e concluir a transação.

“No lançamento, a função permitirá realizar pagamentos por QR Code Pix com os aplicativos dos bancos Itaú e Santander”, disseram. “O Banco Inter integrará a funcionalidade no início de 2022 e mais bancos estarão disponíveis nos próximos meses.”

Leitura de QR Code para Pix através do app Câmera para celulares Samsung Galaxy (Imagem: Reprodução/Samsung)
Leitura de QR Code para Pix através do app Câmera para celulares Samsung Galaxy (Imagem: Reprodução/Samsung)

Atalho para Pix já está disponível para o Galaxy S21

O atalho pode ser usado em celulares com a One UI 4. A atualização que embala o Android 12 já foi liberada para o Galaxy S21, S21+ e S21 Ultra no Brasil. Além disso, a Samsung ainda informou que os usuários do Galaxy S20 FE, Galaxy Flip 3 5G e Galaxy Z Fold 3 5G “devem receber a novidade ainda em dezembro, assim que a One UI 4 for disponibilizada para estes dispositivos”.

Outros celulares da Samsung também terão acesso à novidade ao receber a atualização do app Câmera assim que a One UI 4 for disponibilizada.

Confira o calendário de atualização da One UI 4 com Android 12 para o Brasil.

Com informações: Samsung (Newsroom)

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados