Início / Notícias / Aplicativos e Software /

Windows 11: vídeo mostra novo controle por voz para dispensar mouse e teclado

Windows 11 expande as possibilidades de acessibilidade com ferramenta de comando de voz que dispensa por completo uso de teclado e mouse

Por

A atualização mais recente do Windows 11 trouxe a possibilidade de controlar todo o sistema via comandos de voz. A opção está presente na Insider Preview Build 22518, versão lançada há alguns dias, e apenas para quem fala inglês. Um vídeo publicado pelo Windows Central demonstra as possibilidades, deixando claro que realmente o comando de voz expande a acessibilidade, dispensando uso de mouse e teclado.

Windows 11 vai ter deixar controlar sistema todo por voz (Imagem: Reprodução/Windows Central)

Na demonstração do Windows Central o apresentador Zac Bowden destaca que fala inglês britânico, e não inglês norte-americano, mas isso não parece impactar tanto durante a execução dos comandos que estão disponíveis nesta atualização.

Ele navega por janelas, abre o Microsoft Edge, abre o Explorer, modifica configurações, move o cursor do mouse e até minimiza. Tudo com base em comandos como “scroll down”, que por aqui seria algo como “rolar tela para baixo”, provavelmente. Outra possibilidade é a de simplesmente falar “click” para que o cursor do mouse clique onde está posicionado.

Confira a demonstração em vídeo – o uso do comando de voz começa a partir de cinco minutos:

Para ativar os comandos de voz é necessário escolher a opção de Acessibilidade do Windows 11 e depois marcar como ligado. Para usar os comandos, de fato, é necessário pressionar o botão de microfone ou simplesmente falar “voice access wake up”, ou algo como “iniciar acesso por voz”.

Outras pequenas adições

A atualização também vem com outras adições e melhorias. O botão de clima e tempo, por exemplo, voltou e agora está posicionado na parte esquerda da tela, onde era o lugar do antigo botão Iniciar. Ele, contudo, mantém o mesmo funcionamento geral que tinha no Windows 10.

A Microsoft também mudou para a esquerda a posição da barra de Widgets por padrão, mantendo união de informações, clima e tempo, lembretes e outros detalhes.

Com informações: Windows Central, Microsoft.