Algar lança primeira rede 5G na faixa de 2,3 GHz após leilão da Anatel

Rede 5G da Algar Telecom foi lançada em Franca, Uberaba e Uberlândia; operadora regional tem plano com franquia de dados ilimitada

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 2 anos e 2 meses
Site da Algar sobre 5G

Talvez você imaginasse que Claro, TIM ou Vivo fossem as primeiras operadoras a lançarem 5G após o leilão da Anatel, mas não foi isso que aconteceu. A Algar, operadora que atua em 87 municípios de GO, MS, MG e SP anunciou sua rede comercial de quinta geração com a frequência de 2,3 GHz nas cidades de Franca, Uberaba e Uberlândia.

O 5G da Algar é o primeiro a utilizar as frequências do leilão na Anatel. Isso não significa que a regional é a pioneira com a tecnologia no Brasil: Claro, TIM e Vivo já lançaram uma cobertura (bem restrita, por sinal) utilizando o espectro compartilhado com padrões anteriores, enquanto a Oi possui uma rede de quinta geração com espectro dedicado em Brasília.

Isso não torna o lançamento da Algar menos relevante: até agora, é a rede 5G comercial com a maior quantidade de espectro em funcionamento no Brasil. O lançamento da Algar utiliza 40 MHz de capacidade na faixa de 2,3 GHz – frequência que a TIM decidiu dedicar ao 4G.

A frequência de 2,3 GHz não é a principal para o 5G. A Algar também arrematou licença de 3,5 GHz, mas ela ainda precisa de “limpeza”. Esse espectro está atualmente ocupado pela TV aberta via satélite, que passará por uma migração para a Banda Ku.

Algar não cobra mais caro pelo 5G

A operadora também informou ao Tecnoblog que qualquer cliente que tenha um aparelho 5G com suporte a frequência de 2,3 GHz poderá acessar a rede. A Algar não fará planos específicos para limitar o acesso à rede de quinta geração, e todos os acessos são elegíveis, seja um contrato pré-pago, pós-pago ou controle.

Por sinal, a Algar vende um plano de celular com franquia de internet ilimitada pelo preço mensal de R$ 134,15, mediante fidelização de 12 meses. O uso à vontade fica restrito nas áreas com cobertura própria da operadora, e nas cidades em que o sinal é fornecido através de roaming existe uma franquia de 10 GB.

Vale lembrar que a Vivo também anunciou que não criará planos específicos para o 5G, e que todos os clientes estarão aptos para utilizar a nova geração. Por outro lado, a TIM estuda cobrar preços diferentes para a nova tecnologia.

5G da Algar utiliza padrão Non-Standalone

Ao Tecnoblog, a Algar informou que o 5G lançado utiliza o formato Non-Standalone. Isso significa que o serviço de quinta geração depende das tecnologias mais antigas para funcionar.

Sendo assim, o 5G da Algar é diferente do padrão determinado pela Anatel. A agência estabeleceu a obrigação do uso do padrão Standalone (em que a rede de quinta geração é completamente independente do 4G) apenas para a faixa de 3,5 GHz, que não foi adotada pela tele até o momento.

A cobertura 5G da Algar

Por enquanto, o 5G da Algar está disponível em alguns bairros das cidades de Uberaba, Uberlândia e Franca. Confira a cobertura:

CidadeBairros cobertos com 5G
Franca (SP)Centro
Cidade Nova
Industrial
Jardim Angela Rosa
Jardim Francano
Parque Progresso
Vila Santa Cruz
Uberaba (MG)Abadia
Centro Conjunto
Frei Eugenio
Jardim America
Leblon
Nossa Senhora da Abadia
Parque das Acácias
Rodoviária
Santa Maria
Santa Marta
São Benedito
Universitário
Vila Celeste
Uberlândia (MG)Aclimação
Alto Umuarama
Brasil
Buritis
Centro
Chácaras
Ibiporá
Gávea
Gávea Sul
Granja Marileusa
Jardins Barcelona
Jardim das Acácias
Jardim Karaíba
Jardins Gênova
Marta Helena
Martins
Nova Uberlândia
Paradiso
Santa Monica
Shopping Park
Tibery
Tubalina
Umuarama

De acordo com a Algar, os municípios de Patos de Minas, Pará de Minas, Ituiutaba, Itumbiara e Nova Serrana serão os próximos a receberem o 5G no primeiro trimestre de 2022.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Relacionados