Windows 11 pode ganhar versão atualizada do visual Aero Glass do Windows 7

Novo visual para janelas no Windows 11 traz outro material translúcido com efeito blur, semelhante ao “efeito vidro” do Windows Aero

Ana Marques
Por
• Atualizado há 2 anos e 2 meses

A reformulação visual é o grande chamariz do Windows 11, mas o lançamento em outubro foi apenas o início de um novo ciclo de mudanças. A Microsoft ainda está trabalhando em diversos ajustes na interface do sistema operacional — um deles traz uma espécie de atualização para o design Aero Glass presente no Windows 7.

Para quem não lembra, a linguagem Windows Aero do Windows 7 (apresentada no Vista) trazia como característica marcante o efeito “tipo vidro” das bordas de janelas. O nome Aero vinha de “Authentic, Energetic, Reflective e Open” — “Autêntico, Enérgico, Reflexivo e Aberto”, em tradução livre).

Como reporta o Windows Latest, que testou o novo visual do Windows 11 por meio de uma ferramenta de demonstração disponível no GitHub, no Fluent Design do novo OS temos o “Mica”, que traz novamente uma aparência que lembra vidro, com efeito translúcido e um blur carregado. Com esse design, algumas cores mais proeminentes do papel de parede do PC ficam levemente visíveis através da janela.

O nome faz sentido: com Mica, a Microsoft deixa o visual baseado em um polímero sintético para proporcionar ao usuário uma experiência mais refinada, que faz referência a um grupo de minerais de aparência brilhante.

Algumas configurações vistas no modo Acrílico são mantidas, como a redução da transparência quando o computador entra em modo de economia de energia ou quando o sistema detecta algum tipo de lentidão ao lidar com as tarefas. Ainda de acordo com o Windows Latest, a visualização do Mica tende a entregar uma transição mais rápida.

A visualização, no entanto, ainda não está disponível em todos os apps modernos do Windows 11 — o que deve ser apenas uma questão de tempo até que a Microsoft realize as implementações necessárias.

“Tabbed” é outra visualização em construção

Além de Mica e Acrílico, a Microsoft também estaria trabalhando em outra visualização com o material “Tabbed” (tabulado).

Guia com efeito Tabbed (Imagem: Reprodução/Windows Latest)

Ainda não há muitos detalhes sobre ele em uso, mas ao que tudo indica trata-se de uma versão mais escura do Mica, que aparenta ficar especialmente boa com o luxuoso tema escuro do Windows 11.

Até o momento, não há informações sobre quando a empresa vai disponibilizar o novo material para o usuário final em sua plataforma.

Com informações: Windows Latest

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Canal Exclusivo

Relacionados