Xiaomi 12 virá com tela Full HD: executiva explica motivo do downgrade

Xiaomi 12 terá melhorias nas câmeras e tela com resolução Full HD; celular da Xiaomi será anunciado oficialmente ainda em 2021

Bruno Gall De Blasi
Por

Xiaomi 12 será lançado com tela Full HD, diferentemente do Mi 11. Mas há uma explicação por trás do downgrade: segundo a gerente de produto da Xiaomi, Lao Cici Wei, nesta terça-feira (21), a redução na resolução foi aplicada para ajudar a economizar a bateria do smartphone. Além disso, o celular ganhou o certificado DisplayMate A+, que atesta a alta qualidade do display, antes mesmo da sua estreia.

Suposto Xiaomi 12 (Imagem: Reprodução/OnLeaks/Zoutons)
Suposto Xiaomi 12 (Imagem: Reprodução/OnLeaks/Zoutons)

A explicação foi publicada na rede social chinesa Weibo. De acordo com a executiva, a tela é um dos componentes que mais consomem energia. Por isso, para garantir uma duração maior à bateria do celular, a Xiaomi optou por reduzir a resolução WQHD+ (1440p) encontrada no painel do Xiaomi Mi 11 para a resolução Full HD (1080p). 

Apesar do downgrade, o painel vai agregar características de ponta. É o caso da profundidade de cores de 10 bits, alto contraste e 16 mil níveis de ajuste de brilho. A executiva também ressaltou que o display ganhou a certificação DisplayMate A+ e é o primeiro celular a bater quinze recordes novos na avaliação do DisplayMate. Mas os detalhes dos testes não foram revelados.

A Xiaomi também antecipou detalhes do conjunto fotográfico. Segundo a companhia, a câmera do Xiaomi 12 vai capturar objetos em movimento com mais estabilidade e confiabilidade. A fabricante também revelou uma imagem de dois celulares com telas com bordas finas, um furo para abrigar a câmera frontal e tamanhos diferentes.

Xiaomi 12 tem detalhes confirmados poucos dias antes do lançamento (Imagem: Reprodução/Weibo)
Xiaomi 12 tem detalhes confirmados poucos dias antes do lançamento (Imagem: Reprodução/Weibo)

Xiaomi 12 será lançado na semana que vem

O Xiaomi 12 já tem data para ser revelado ao público. Nesta segunda-feira (20), a Xiaomi anunciou que a sua nova linha de celulares será anunciada em 28 de dezembro de 2021 para os consumidores da China. Além da edição convencional, a companhia também deve apresentar o Xiaomi 12 Pro e Xiaomi 12X.

Alguns detalhes foram revelados anteriormente. A começar pelo Xiaomi 12, o celular será anunciado com o processador Qualcomm Snapdragon 8 Gen 1 e deve ser lançado com câmera tripla de 50 megapixels. Outra aposta gira em torno da recarga rápida de 100 watts. Mas as informações sobre a RAM e o espaço ainda são um mistério.

Já o Xiaomi 12X seria uma opção com tela de 120 Hz e mais compacto, com 6,28 polegadas, caso os rumores se concretizem. O smartphone ainda deve trazer o processador Qualcomm Snapdragon 870 na ficha técnica avançada. A companhia também deve revelar a MIUI 13 baseada no Android 12 durante o lançamento.

Com informações: Lao Cici Wei (Weibo), Gizmochina (12 e 3)