Android 13 vaza com troca de idioma para apps, mudança em notificações e mais

Imagens vazadas mostram painel de configurações de idioma para aplicativos do Android 13, novo layout para relógio na tela de bloqueio e mais novidades

Ana Marques
Por
• Atualizado há 4 meses
Android no smartphone. (Imagem: Denny Müller/Unsplash)
Android no smartphone (Imagem: Denny Müller/Unsplash)

O Android 12 mal começou a ser distribuído para os usuários, mas já há um vazamento sobre a versão futura do sistema operacional do Google na mídia especializada. Uma das informações é de que o Android 13 Tiramisu deve permitir definir o idioma para cada aplicativo individualmente — algo que já era possível no iPhone desde o iOS 13. Além disso, o XDA Developers revelou imagens da plataforma que mostram mudanças em notificações, opções diferentes de layout do relógio e mais novidades.

Troca de idioma para aplicativos específicos

Hoje, por padrão, ao mudar o idioma geral do sistema, você pode acabar vendo todos os apps da mesma forma, com o idioma selecionado. Há quem altere essa configuração para aprender uma nova língua, por exemplo, ou mesmo para se comunicar mais facilmente com estrangeiros. Ainda que alguns apps tenham uma opção de mudança interna, muitos deles não permitem escolher, o que pode dificultar a vida do usuário.

Com a novidade de codinome “Panlingual”, você não precisaria mais ficar preso a apenas um idioma. Seria possível optar por manter a navegação geral em português, enquanto uma rede social estaria em inglês ou espanhol, por exemplo.

 Configuração de idioma de apps no Android 13 (Imagem: Reprodução/XDA Developers)
Configuração de idioma de apps no Android 13 (Imagem: Reprodução/XDA Developers)

Como explicou o Android Police antes do vazamento desta tarde, o Android 12 já havia recebido uma API de tradução que pode acabar sendo usada em conjunto com outros parâmetros na próxima versão para permitir que cada aplicativo tenha sua própria configuração de idioma. Desse modo, espera-se que o processo de tradução da interface não seja tão trabalhoso para os desenvolvedores, já que eles não teriam que localizar seus produtos para todas as línguas.

Quem é dono de iPhone já conta com essa facilidade desde o iOS 13. Por meio dos ajustes de cada aplicativo, é possível fazer a alteração de idioma de forma individualizada, sem alterar a navegação principal do sistema.

Notificações menos incômodas

Ainda de acordo com o XDA Developers o Google parece estar trabalhando em uma nova permissão de tempo de execução para notificações, com o objetivo de dar maior controle ao usuário e evitar aquelas notificações de spam que incomodam muita gente no dia a dia. O mecanismo seria semelhante às permissões de acesso à câmera ou localização, por exemplo.

Notificações no Android 13 (Imagem: Reprodução/XDA Developers)
Notificações no Android 13 (Imagem: Reprodução/XDA Developers)

TARE e novo layout de relógio na tela bloqueada

Outra novidade que o Android 13 pode trazer são as configurações do recurso TARE (”The Android Resource Economy”), para gerenciar o uso de energia e otimizá-lo no dispositivo enquanto ele está sendo usado. Ainda não há muitos detalhes sobre o funcionamento técnico desse mecanismo, mas espera-se que o Google dê uma longa explicação sobre o assunto no próximo ano.

Configuração de layout de relógio no Android 13 (Imagem: Reprodução/XDA Developers)

Por fim, há uma mudança na seção de configurações, que tem uma nova área para alterar o layout do relógio na tela bloqueada do aparelho. O recurso, porém, deve chegar antes, com o Android 12L, não sendo uma novidade exclusiva do Android Tiramisu.

Vale lembrar que ainda estamos em 2021 (últimos dias!) e é cedo demais para cravar que alguma função deve chegar (ou não) à versão final do sistema, apesar de qualquer vazamento. Teremos mesmo é que esperar até 2022 para saber os reais planos do Google para a sua plataforma.

Com informações: XDA Developers e Android Police

Receba mais sobre Android 13 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Relacionados