Amazon atualiza Alexa após assistente colocar criança em desafio perigoso
Alexa sugeriu o “desafio da moeda”, popular no TikTok, para criança de 10 anos; “brincadeira” pode causar choque elétrico e até perda dos dedos
A Amazon comunicou nesta terça-feira (28) que atualizou a sua assistente virtual Alexa após uma situação perigosa envolvendo uma criança de 10 anos. Segundo o relato da mãe da menina, o software de inteligência artificial sugeriu que sua filha realizasse o desafio da moeda, que consiste em encostar um moeda nos pinos de um carregador ligado à tomada. A “brincadeira” pode causar choque e outras consequências graves para a saúde.
- Como e por que mudar a palavra de ativação da Alexa [Amazon Echo]
- Máquina pode ter bom senso? Pesquisador explica desafios em IA

Caso viralizou, mas criança passa bem
Um tweet de Kristin Livdahl viralizou no final de semana. No domingo (26), Livdahl contou a história alarmante. Ao pedir por um desafio, sua filha de 10 anos teria ouvido da Alexa as seguintes instruções:
“Aqui está algo que achei na web. De acordo com ourcommunitynow.com: o desafio é simples. Conecte um carregador de telefone na metade do caminho a uma tomada e, em seguida, encoste uma moeda nos pinos expostos.”
O desafio em questão havia se espalhado em redes sociais — com ênfase para o TikTok — há cerca de um ano. Na época, diversos especialistas se mobilizaram para avisar às crianças e suas famílias o quão arriscada é a brincadeira. Além do risco de incêndio, a ação poderia causar danos permanentes à saúde, incluindo perda de dedos, da mão ou do braço.
Apesar da sugestão, Livdahl afirma que sua filha não chegou a topar o desafio.
“Eu estava lá quando aconteceu e tivemos uma outra boa conversa sobre não confiar em nada da internet ou Alexa.”
Amazon disse que já corrigiu o problema
Em nota enviada à imprensa, a Amazon afirmou estar ciente do problema e já ter resolvido a questão com uma correção de software.
“A confiança do cliente está no centro de tudo o que fazemos e Alexa foi projetada para fornecer informações precisas, relevantes e úteis aos clientes. Assim que tomamos conhecimento desse erro, nós o corrigimos rapidamente e estamos tomando medidas para ajudar a evitar que algo semelhante aconteça novamente.”
Em outubro, publicamos no Tecnoblog um artigo que falava sobre os desafios de fazer IA ter bom senso — e esse caso dialoga exatamente com o tema. Um pesquisador da Universidade do Sul da Califórnia explicou como andam os projetos de cientistas para tornar essa habilidade humana cada vez mais possível para máquinas. A matéria completa você confere neste link.