Início / Notícias / Gadgets /

Controle remoto da Samsung recarrega bateria com ondas do sinal do Wi-Fi

Nova versão do Eco Remote, o controle remoto para TVs da Samsung, possui recarga via ondas de rádio, energia solar e porta USB

Por

A Samsung continua atrás de soluções para dar fim à troca de pilhas em controles remotos. Neste domingo (2), a companhia anunciou o acessório para TVs que utiliza ondas de rádio, como o sinal do Wi-Fi, para recarregar a bateria. Além disso, a nova versão do Eco Remote possui um painel para repôr a carga através de energia solar.

Samsung Eco Remote ganha nova versão com recarga via ondas de rádio (Imagem: Divulgação)
Samsung Eco Remote ganha nova versão com recarga via ondas de rádio (Imagem: Divulgação)

A novidade é uma atualização do Eco Remote revelado na CES 2021. Para refrescar a memória, em janeiro do ano passado, a Samsung revelou um controle remoto solar. Este nome é conferido graças a um painel para absorver luz natural ou luz artificial e fazer a recarga da bateria. O dispositivo também possui uma porta USB para este fim.

“Isso ajudará a evitar o desperdício de 99 milhões de pilhas AAA projetadas ao longo de sete anos”, anunciaram na época.

A nova versão mantém a tecnologia anterior e traz mais uma possibilidade. Agora, além da energia solar, o dispositivo também utiliza ondas de rádio para convertê-las em energia para a bateria. A grosso modo, dá para dizer que o acessório se aproveita do sinal emitido pelo roteador Wi-Fi da sua casa para fazer a recarga.

Controle da Samsung faz recarga com ondas de rádio

Outra semelhança em relação ao modelo anterior fica pelo design. O controle mantém o corpo feito com materiais recicláveis e as tradicionais alavancas para ajustar o volume. Na parte de baixo, há teclas de atalho para acessar apps como a Netflix, Disney+ e mais. Os botões de navegação e para usar o microfone seguem no topo.

Mas há novidades em relação ao visual. Antes, o Eco Remote estava disponível apenas na opção preta. Agora, o controle remoto para televisões da marca sul-coreana também terá uma edição na cor branca. Segundo a companhia, a nova opção marcará sua estreia para combinar com TVs das linhas The Frame, Serif e Sero.

Com informações: Engadget e The Verge