Galaxy S3 lançado há dez anos recebe Android 12 via atualização não oficial

ROM customizada baseada no LineageOS 19 leva Android 12 ao Galaxy S3, celular da Samsung lançado há dez anos com Android 4.0

Bruno Gall De Blasi
Por
Samsung Galaxy S3 (Imagem: Tecnoblog)
Samsung Galaxy S3 (Imagem: Tecnoblog)

Talvez você se lembre do Galaxy S3, um celular da Samsung lançado em 2012 com Android 4.0 (Ice Cream Sandwich). Cerca de dez anos depois, o smartphone segue recebendo adaptações de novas gerações do Android, como é o caso de uma versão não oficial do LineageOS baseada no Android 12. A ROM customizada ainda está em estágio inicial de desenvolvimento e nem todos os recursos estão em funcionamento.

O presente de Natal veio a público em um tópico do fórum XDA-Developers no dia 24. Segundo html6405, o desenvolvedor por trás da adaptação da ROM customizada, a atualização não oficial é baseada no LineageOS 19.0 e está no estágio alpha. Em outras palavras: ainda que boa parte dos recursos estejam em funcionamento, a presença de bugs e a ausência de algumas funções não devem ser ignoradas.

É o caso do NFC, que aparece na lista de funções que não estão em funcionamento. Os usuários também reportaram episódios de reboots aleatórios, quando o celular desliga e liga repentinamente. Também há problemas com o desbloqueio de PIN de cartões SIM (chip de operadora) e no cartão de memória, pois, ao formatá-lo como armazenamento interno, causa um bootloop.

Por outro lado, a lista de ferramentas em funcionamento não é pequena. Entre as funções disponíveis neste momento, estão o boot, áudio, câmeras e gráficos, além da aceleração de vídeo via hardware e software. A relação fica completa com as atualizações via OTA, Bluetooth, GPS, sensores, RIL, tethering via USB, USB e Wi-Fi.

O Galaxy S3 é um celular da Samsung lançado em 2012. O smartphone veio a público com Android 4.0 e foi atualizado até o Android 4.3 (Jelly Bean) com a interface TouchWiz. Sua ficha técnica é formada pelo processador Exynos 4412 com quatro núcleos de até 1,4 GHz e 1 GB de RAM. O smartphone chegou às lojas por R$ 2.099.

ROM do Android 12 para Galaxy S3 já está disponível

Como dito anteriormente, a adaptação do Android 12 para o Galaxy S3 (SM-I9300) se encontra no estágio alpha. Isto significa que a ROM segue em desenvolvimento e possui falhas reconhecidas pelo desenvolvedor e pelos usuários. Em outras palavras: nem todos os recursos estão funcionando devidamente.

Além disso, é preciso cumprir alguns requisitos antes de iniciar a instalação. É o caso de ler todas as instruções atentamente antes de realizar o processo e fazer um backup de todos os seus dados. Também é necessário ter o TWRP 3.5.2 instalado no celular.

Você pode conferir todos os detalhes sobre a instalação na publicação sobre a ROM customizada – por sua conta e risco: forum.xda-developers.org.

Com informações: XDA-Developers

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados