Windows 11 Sun Valley 2 deve ficar pronto em maio com estas novidades

Widgets de terceiros, modo escuro para todo o sistema e retorno de recursos da barra de tarefas podem chegar na primeira grande atualização do Windows 11

Giovanni Santa Rosa
Por
Notebook com Windows 11 (imagem: divulgação/Microsoft)

O Windows 11 chegou no ano passado, mas muita gente ficou desapontada com recursos removidos e promessas não cumpridas. Uma atualização deve chegar até o fim do ano com novidades, além de preencher algumas dessas lacunas.

A versão tem o codinome Sun Valley 2 ou 22H2. A expectativa é que ela esteja pronta em maio de 2022, com uma build final no terceiro trimestre e distribuição no quarto.

O Windows Central compara esta atualização com a versão 1511 do Windows 10, que se concentrou em levar mudanças e recursos que não estavam prontos quando a primeira versão foi lançada. Ela também tinha um codinome: Threshold 2.

Uma dessas mudanças deve ser um modo escuro que funcione no sistema todo, tanto para interfaces modernas quanto legadas.

Alguns recursos que foram retirados da barra de tarefas e de outras partes do Windows devem retornar, como a possibilidade de arrastar e soltar arquivos para serem abertos por programas específicos. Nós falamos sobre isso aqui no Tecnoblog em setembro de 2021.

Widgets no Windows 11 (Imagem: Divulgação / Microsoft)
Widgets no Windows 11 (Imagem: Divulgação / Microsoft)

O painel de Widgets, uma novidade do Windows 11, terá suporte a componentes de terceiros. Segundo o Windows Central, desenvolvedores já começaram a receber instruções para criar esses widgets. Eles estarão disponíveis para download e instalação por meio da Microsoft Store.

O Sun Valley 2 também deve trazer versões atualizadas de aplicativos nativos. O Notepad e o Media Player (antigo Groove Music) estão nessa lista.

Já os programas de e-mail e calendário podem ser substituídos pelo novo cliente do Outlook, que vem sendo desenvolvido sob o nome de Project Monarch desde o Windows 10.

Media Player para Windows 11 (imagem: divulgação/Microsoft)
Media Player para Windows 11 (imagem: divulgação/Microsoft)

Windows para ARM é foco da Microsoft

Além das novidades em recursos e interfaces, o Windows deve receber melhorias para trabalhar com processadores ARM. O Windows Central destaca que a plataforma será um dos focos da Microsoft para 2022.

A empresa estaria tão engajada no projeto a ponto de planejar um kit para desenvolvedores ARM com um processador de topo de linha derivado do Snapdragon 8cx Gen3 da Qualcomm. A ideia é chegar em 2023 com a plataforma em alta.

Com informações: Windows Central

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Canal Exclusivo

Relacionados