Galaxy S2, de 11 anos atrás, recebe Android 12 estável em versão não oficial

Com ROM customizada, Galaxy S2 com Android 12 consegue fazer o básico funcionar, como Wi-Fi, Bluetooth, saída de áudio e telefone

Giovanni Santa Rosa
Por
Samsung Galaxy S2 rodando Android 12

Uma discussão recorrente sobre o Android é o suporte para atualizações a longo prazo (ou a falta dele). Nessa conversa, há sempre alguém defendendo que, com ROMs customizadas, é possível manter um aparelho atualizado por longos períodos. Essas pessoas acabam de ganhar um ótimo argumento: conseguiram colocar o Android 12 em um Samsung Galaxy S2.

Não, você não leu errado. É o Galaxy S2, lançado em 2011 rodando o Android 2.3 Gingerbread. O feito é de um membro do fórum XDA que se identifica como Rinando. Ele conseguiu compilar uma build não oficial do LineageOS 19.0, baseado no Android 12, para o GT-I9100, código de uma das variantes do aparelho da Samsung.

Em um vídeo de quase 25 minutos, Rinando — que parece bem simpático e animado — mostra o processo de instalação e um pouco do sistema operacional em ação no bom e velho Galaxy S2.

Ele exibe a tela de configurações, o easter egg do Android 12, o aplicativo de telefone, as conexões de rede e a conexão USB, entre outros.

Modo escuro também funciona
Modo escuro também funciona (Imagem: Reprodução/YouTube)

É bem curioso: o Galaxy S2 é de um tempo em que havia um botão de opções na parte de baixo do aparelho, que acabou substituído pelo multitarefas. Por isso, nem sempre é fácil alternar entre apps.

Na descrição do vídeo, ele diz que a ROM com Android 12 é usável, mas não para o dia a dia. Como era de se esperar, nem tudo funciona perfeitamente. Wi-Fi, Bluetooth, a saída de áudio e a conexão com a operadora funcionam, o suficiente para o básico. Já a gravação de vídeo, por outro lado, não funciona, e o aplicativo da câmera trava depois de um uso.

Android 12 é o fim da linha para o Galaxy S2?

A saga de Rinando e seu aparelho da Samsung é bastante longa. Ele já havia instalado o Android 11 no Galaxy S2 em dezembro de 2020.

Segunda geração da linha mais avançada da marca coreana, o smartphone parece mesmo duro na queda e extremamente versátil. Em outro tópico do fórum XDA, de 2013, um membro conseguiu instalar um sistema operacional diferente do Android: o Ubuntu Touch.

E outro aparelho da Samsung continua atualizado graças a ROMs customizadas: o Galaxy S3, de 2012, também conseguiu rodar o Android 12.

No entanto, parece que o ciclo de atualizações de Rinando vai se encerrar. A operadora KPN vai desativar a rede 3G em março de 2022, limitando bastante a utilidade do aparelho. Por isso, ele disse que provavelmente não instalará o Android 13. Caberá a outros desenvolvedores manter a caminhada sem fim do Galaxy S2.

Com informações: XDA-Developers

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Canal Exclusivo

Relacionados