Início / Notícias / Jogos /

GoldenEye 007 para Xbox indica troca de favores entre Nintendo e Microsoft

Remasterização de GoldenEye 007 para consoles Xbox já é quase realidade e deve ser lançada em breve, tudo porque a Nintendo deve um grande favor à Microsoft

Por

Se os rumores estiverem corretos, o clássico GoldenEye 007, do Nintendo 64, pode chegar remasterizado para Xbox One e Series X|S, em breve. Ainda não há nada confirmado, mas jogadores já começaram a encontrar evidências dessa possível parceria entre Nintendo e Microsoft, como uma lista de conquistas do jogo na interface do Xbox.

Remake de Goldeneye foi cancelado (Imagem: Reprodução)
Remaster de GoldenEye 007 pode chegar em breve para Xbox (Imagem: Divulgação/Nintendo)

Mas como um jogo exclusivo da Nintendo pode ser relançado no console de outra empresa que, teoricamente, é uma concorrente? Para explicar isso é preciso voltar um pouco no tempo, até o final dos anos 2000, quando a desenvolvedora Rare começou a produzir a remasterização de GoldenEye 007 para o Xbox Live Arcade do Xbox 360.

Na época, a Rare chegou a terminar o projeto e estava pronta para lançar o jogo. A Microsoft também obteve todas as licenças de direitos autoriais da MGM — detentora da franquia James Bond — para publicar o game, incluindo uma autorização da Nintendo. Porém, a Big N mudou de ideia no último segundo e vetou a ideia.

Desde então, a remasterização de GoldenEye 007 ficou em um limbo. No começo de 2021, fãs tiveram acesso a uma versão vazada do jogo, porém só agora, em janeiro de 2022, é que a Nintendo parece ter aceitado abrir mão da franquia. Contudo, isso não foi um ato de generosidade, mas sim uma parceria de “uma mão lava a outra”.

A Nintendo deve um grande favor à Microsoft

Quando a Nintendo decidiu incluir jogos de Nintendo 64 no pacote do Nintendo Switch Online, a empresa sabia que precisaria colocar os games clássicos da console no serviço. Boa parte desses títulos é da Rare, como o próprio GoldenEye 007, lançado em 1997. O problema é que a Rare foi comprada pela Microsoft em 2002 e passou a integrar a Xbox Game Studios desde então.

Pela Rare fazer parte da Xbox Game Studios, a Nintendo precisou pedir autorização para incluir GoldenEye 007 no Nintendo Switch Online. Com isso, a Microsoft ganhou a moeda de troca que precisava para finalmente lançar a remasterização do game nos consoles Xbox. Parece que o jogo virou, não é mesmo?

Nos tweets abaixo, o perfil @Wario64 mostra imagens das conquistas de GoldenEye 007 na interface do Xbox:

GoldenEye 007 vai animar os jogadores até a E3

Essa parceria chegou em um bom momento para a Microsoft, pois a empresa não tinha nada muito quente pronto para sair até a E3, que costuma acontecer em junho. Em 2021, Age of Empires 4, Psychonauts 2, Forza Horizon 5 e Halo Infinite foram alguns dos grandes hits que impulsionaram os consoles Xbox.

Já neste ano, os maiores lançamentos devem chegar só no segundo semestre, com o FPS cooperativo Redfall, da Arkane, saindo entre julho e setembro, o jogo de corrida Forza Motorsport 8, da Turn 10, estreando entre outubro e dezembro, e o RPG Starfield, da Bethesda, sendo liberado em novembro.

A Microsoft até tem alguns games engatilhados, como Stalker 2, que sai em 28 de abril, e a versão 1.0 de Grounded, cuja estreia pode acontecer até a E3. Porém, esses projetos não são suficientes para satisfazer o hype a comunidade do Xbox, que pede por novos conteúdos frequentemente. É aí que a remasterização de GoldenEye 007 pode entrar.

Vamos aguardar mais um tempo até a Microsoft oficializar o anúncio. Pelo andar da carruagem, os fãs do clássico jogo de James Bond já podem se preparar para receberem boas notícias em breve.

Com informações: VentureBeat.