Notícias Jogos

Sony revela que 17 estúdios trabalham em games exclusivos do PlayStation

Sony quer deixar claro para o mercado e seus fãs que está trabalhando em marcas de poder para seus consoles atuais, incluindo o PS5

Felipe Vinha
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

As coisas parecem promissoras para o futuro do PS5, ao menos é o que indica a declaração de Jim Ryan, chefão da marca PlayStation na Sony. Durante sua apresentação na CES 2022, o executivo comentou que 17 estúdios estão trabalhando em jogos exclusivos para os consoles da casa, mas sem detalhar quais jogos virão por aí.

Marvel's Spider-Man / PS4 / PS4 ou Xbox One
Sony vai continuar investindo pesado em exclusivos do PlayStation (Imagem: Divulgação/Sony)

Jim Ryan apresentou uma tela que mostra que estúdios são estes. Alguns já são obviamente conhecidos, por terem trabalhos de destaque lançados inclusive no PS5 – caso da Sucker Punch com Ghost of Tsushima e Insomniac Games com os dois Spider-Man e Spider-Man: Miles Morales.

Outros incluem Sony Bend, Bluepoint, Firesprite, Housemarque, Sony London, Media Molecule, Pixel Opus e o estúdio de Santa Monica. Há ainda, por exemplo, o Guerrilla Games, responsável pelo futuro Horizon Forbidden West, que chega logo, logo, ao PS5 – em 18 de fevereiro, para ser mais preciso.

Outro citado foi o Polyphony Digital, que é o estúdio por trás da série Gran Turismo. Já sabemos que Gran Turismo 7 chega ao PS5 em 4 de março deste ano, prometendo um realismo nunca antes visto na marca e vários veículos licenciados.

Sony tem vários estúdios na manga do PlayStation (Imagem: Reprodução)

Já a Naughty Dog, que também está envolvida, é ninguém menos que a empresa responsável por sucessos imensos como Uncharted e The Last of Us. Por ora não há novidades para estas duas séries, mas é possível que outros títulos com o calibre da Naughty Dog cheguem para o PS5 em breve.

Posicionamento da Sony

Ainda que não seja uma novidade bombástica, a Sony se posiciona frente a principal concorrente, Microsoft, que andou realizando movimentações de mercado importantes – como a compra de grandes estúdios, a exemplo da Bethesda.

Há exceções pontuais a serem apontadas, como os estúdios Valkyrie e Nixxes, que são especializados em adaptações de jogos para PC. É também uma forma de a Sony reforçar que seus jogos de maior expressão continuarão chegando ao Steam e em outras plataformas que vendem games de computador.

Espera-se também que a Sony mantenha suporte para o PS4 por, pelo menos, mais alguns meses. O console continua se saindo bem no mercado e é uma alternativa para quem ainda não tem como comprar um PS5, já que pouquíssimos games saíram somente no aparelho mais recente e sem contemplar o mais antigo.

Com informações: PSU.

Felipe Vinha

Ex-autor

Felipe Vinha é jornalista com formação técnica em Informática. Já cobriu grandes eventos relacionados a jogos, como a E3, BlizzCon e finais mundiais de League of Legends. Em 2021, ganhou o Prêmio Microinfluenciadores Digitais na categoria entretenimento. Foi autor no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo principalmente sobre games e entretenimento. Passou pelos principais veículos do ramo, e também é apresentador especializado em cultura pop.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque