Início / Notícias / Jogos /

Dead By Daylight muda skin de Leatherface após denúncias de racismo

Visual do assassino Leatherface vai perder a habilidade de "vestir" os rostos dos sobreviventes como máscaras na próxima atualização

Por

A desenvolvedora de Dead By Daylight — Behaviour Interactive — decidiu modificar a skin do assassino Leatherface, após várias denúncias de racismo. Há anos, jogadores relatavam que usuários mal intencionados se aproveitavam de uma mecânica exclusiva do visual para assediar pessoas negras. As mudanças em Leatherface serão aplicadas na próxima atualização.

Skin de Leatherface em Dead By Daylight (Imagem: Divulgação/Behaviour Interactive)

Lançada em 2017, a skin de Leatherface faz parte do DLC temático da série de filmes de terror O Massacre da Serra Elétrica. Assim como no longa-metragem, o visual do assassino em Dead By Daylight permite ao jogador “vestir” os rostos dos sobreviventes, igual a uma máscara. O problema é que uma das personagens é Claudette, uma mulher negra.

Logo que o visual entrou em Dead by Daylight, alguns jogadores ficaram incomodados com a “habilidade” de Leatherface, em especial quando o assassino vestia o rosto de Claudette. Pessoas negras consideraram a skin ofensiva por fazer apologia à blackface — prática em que indivíduos escurecem a pele, pintam lábios exagerados ou colocam perucas crespas para se passarem por pessoas negras.

Além disso, streamers negros de Dead By Daylight já relataram que jogadores os perseguiam de forma proposital nas partidas usando a skin de Leatherface com a máscara de Claudette. No YouTube, o canal sistakaren chegou a publicar um vídeo extenso com a participação de várias pessoas negras conversando sobre os problemas do visual do assassino:

Skin será alterada após 4 anos de denúncias acumuladas

Após mais de quatro anos de reclamações, a desenvolvedora finalmente decidiu fazer algo a respeito. Em comunicado publicado no site oficial de Dead By Daylight, a Behaviour Interactive prometeu remover a mecânica de máscaras da skin de Leatherface no próximo patch. Na mensagem, a empresa disse o seguinte:

“Membros da comunidade compartilharam suas experiências em que pessoas os perseguiam e os assediavam enquanto usavam algumas dessas máscaras. Esses relatos foram desanimadores de ouvir, e condenamos totalmente esse comportamento. Não nos sentimos confortáveis com essas máscaras no jogo quando são usadas como uma ferramenta para espalhar o ódio. Por isso, iremos remover os rostos desbloqueáveis de Leatherface no próximo Mid-Chapter”.

Behaviour Interactive.

Os jogadores que tiverem usado a skin de Leatherface pelo menos uma vez até a próxima atualização de Dead By Daylight vão receber 6 mil Fragmentos Iridescentes — uma das moedas virtuais do game — como compensação.

Com informações: The Verge, Dead By Daylight.