Exclusivo: Samsung volta a liberar Android 12 com One UI 4 para Galaxy S21 no Brasil

Samsung suspendeu a atualização do Android 12 com One UI 4 para o Galaxy S21, S21+ e S21 Ultra devido à falhas na Google Play

Bruno Gall De Blasi
Por
Samsung Galaxy S21 (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

Samsung retomou a atualização do Android 12 para o Galaxy S21. A companhia voltou a liberar a One UI 4 para proprietários do Galaxy S21, S21+ e S21 Ultra após ter suspendido o update por causa de problemas com a Google Play. A nova versão do sistema operacional está disponível para unidades adquiridas no varejo (ZTO).

É o que apontam arquivos da Samsung acessados pelo Tecnoblog nesta sexta-feira (7). No caso do Galaxy S21 brasileiro (SM-G991B), o documento utilizado pelo celular para verificar se há novas atualizações indica que o Android 12 é a última versão disponível. O mesmo acontece com o S21+ (SM-G996B) e o S21 Ultra (SM-G998B).

A atualização também foi retomada nos Estados Unidos. O arquivo para o Galaxy S21 americano, desbloqueado e com Snapdragon 888 (SM-G991U) indica que a última atualização disponível é baseada no Android 12, e não no Android 11. A informação também aparece no documento destinado ao celular para a Comcast.

Caso o seu celular ainda esteja no Android 11, a atualização será reportada através de uma notificação. Outra possibilidade é verificar manualmente se a One UI 4 já está disponível para download através das configurações do sistema. Para isto, basta acessar o menu “Atualização de software” e, depois, “Baixar e instalar”. 

Samsung libera Android 12 para o Galaxy S21 brasileiro novamente (Imagem: Reprodução/César de Tassis Filho/Twitter)
Samsung libera Android 12 para o Galaxy S21 brasileiro novamente (Imagem: Reprodução/César de Tassis Filho/Twitter)

Android 12: Samsung pausou atualização do Galaxy S21

A Samsung liberou o Android 12 para a linha Galaxy S21 no Brasil no dia 7. Mas, após relatos de bugs, a marca interrompeu a distribuição em meados de dezembro, conforme foi reportado com exclusividade pelo Tecnoblog. A suspensão afetou tanto consumidores brasileiros quanto usuários de outros países.

A explicação oficial surgiu no dia 21. De acordo com um moderador da comunidade da Samsung em coreano, uma falha causada por problemas de compatibilidade com o Google Play veio à tona em alguns dispositivos após a atualização para o Android 12 sob a interface One UI 4. Mas a companhia já estava preparando uma solução.

“Estamos cientes da situação e trabalhando para lançar uma atualização de software, que estará disponível em breve”, disse a Samsung do Brasil ao Tecnoblog em 23 de dezembro. “Recomendamos que os usuários baixem a versão atualizada assim que estiver disponível.”

Obrigado pela dica, César de Tassis Filho!

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados