Início / Notícias / Jogos /

Adaptador para controle do PS5 permite jogar com uma só mão

DualSense ganha adaptador para ser jogado com uma mão só - e o melhor de tudo é que qualquer um pode baixar de graça e imprimir o seu em casa

Por

O YouTuber Akaki Kuumeri criou um adaptador que permite jogar no PS5 com apenas uma mão, usando o controle DualSense. A ideia é aumentar a acessibilidade e permitir que mais pessoas possam aproveitar seus videogames, mesmo que de maneira não-oficial – por isso mesmo o criador até lançou o modelo da peça que usou para impressão 3D, de graça.

DualSense foi adaptado por jogador para funcionar com uma mão só (Imagem: Reprodução)

Em um vídeo com cerca de seis minutos o criador demonstra um pouco o funcionamento do adaptador. Ele fica montado em volta do DualSense e pode, por exemplo, mover um dos analógicos apenas com a movimentação geral do aparelho.

Há até mesmo adaptação para os gatilhos e um apoio para manter o balanceamento do controle mais apropriado. A peça pode ser aprimorada, com adicionais que pressionam os botões também com um simples movimento de apenas uma mão.

O vídeo demonstra vários jogos, como Rocket League e Yakuza, e mostra até mesmo que dá para jogar um game como It Takes Two, que precisa de dois jogadores, com apenas uma mão – cada mão usando um controle, claro.

Veja a demonstração, a seguir:

O funcionamento cobre basicamente todas as funções do DualSense com muita precisão, com pressionar de todos os botões e todas as funções. A criação impressiona por fazer tudo isso e ainda ser ligeiramente “simples”.

Dá pra fazer em casa?

Se você tiver acesso a uma impressora 3D, pode imprimir sua própria versão do acessório em casa. O criador indica que a peça serve para destros e canhotos – basta imprimir na direção desejada, apenas invertendo a rotação.

Para baixar é só acessar este link e clicar em “Download”, o botão laranja que aparece logo no início da página. O download também acompanha instruções de como montar – não são tão complicadas quanto parecem.

Com informações: Eurogamer.