Início / Notícias / Jogos /

GenshinXYZ: criadores de cheat usam lei de direitos autorais para derrubar cópia

Para derrubar a cópia pirata de seu software ilegal, os criadores da trapaça "GenshinXYZ" pediram ajuda ao seu próprio inimigo: a lei de direitos autorais

Por

É comum ver criadores de trapaças para jogos sendo processados pelos estúdios por violação de direitos autorais. Na semana passada, porém, a lei de DMCA foi usada de forma diferente. Um grupo de desenvolvedores de cheats para Genshin Impact recorreu à Justiça para derrubar outra equipe de hackers, que programava e distribuía cópias pirateadas do software ilegal. Que ironia!

Genshin Impact (Imagem: miHoYo/Divulgação)
Genshin Impact (Imagem: miHoYo/Divulgação)

Tudo começou em dezembro de 2021, quando um grupo de hackers havia disponibilizado a trapaça intitulada “GenshinXYZ” em um fórum de softwares ilegais. Em poucos dias, o cheat se popularizou por facilitar o progresso dos jogadores pela campanha principal, removendo tempos de recarga de habilidades e permitindo eliminar monstros com apenas um ataque, entre muitas outras vantagens indevidas.

Em um dos anúncios de atualização da trapaça, a equipe responsável pelo software informou que iria incluir um “loader especial” no programa para “ajudar os jogadores a usarem os cheats”. Após o lançamento dessa nova versão, outro grupo de hackers pegou a trapaça, removeu o loader original, incluiu outro carregador diferente e liberou a versão pirata para download no GitHub.

Ao ficarem cientes da cópia, os desenvolvedores originais do GenshinXYZ recorreram à Justiça e processaram o grupo que havia plagiado a trapaça por violação de direitos autorais. Em um post no GitHub, a equipe explicou como o cheat tinha sido pirateado:

“O GenshinXYZ / GenshinPublic é nosso software sendo ilegalmente crackeado e distribuído pelo usuário em questão [sic]. O software original é uma DLL que publicamos dentro de um carregador de DLL programado por nós em C# com VMProtection. Isso deveria evitar que terceiros redistribuíssem e vendessem a DLL como se fosse deles. Eles crackearam o carregador em C# para obter a DLL. Em seguida, eles construíram a DLL em seu próprio carregador, que agora distribuem como ‘GenshinPublic’. O repositório é um crack ilegal de nosso software e deve ser removido”.

Criadores originais do GenshinXYZ.

Na hora do aperto, todo mundo apela para DMCA

Assim como outras leis, a DMCA é um direito garantido a qualquer pessoa que detenha os direitos de uma criação na internet. Querendo ou não, isso também se aplica aos desenvolvedores de trapaças. Apesar de serem ilegais e violarem dos direitos autorais dos estúdios originais, os cheats ainda contam com as assinaturas digitais dos seus donos.

Não sabemos se os criadores originais do GenshinXYZ exigiram pagamento de indenização por danos, mas eles conseguiram derrubar a cópia pirata do software ilegal. A ironia é tanta que chega a ser cômico.

Com informações: TorrentFreak.