Notícias Antivírus e Segurança

Golpe usa Pix via QR Code e identidade da Netflix para roubar dinheiro

Criminosos estão enviando e-mails falsos com supostas promoções da Netflix que só podem ser pagas por meio de QR Code do Pix

Murilo Tunholi
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Os criminosos digitais estão usando novos golpes para roubar dinheiro não só de pessoas, como também de pequenas e médias empresas por QR Codes do Pix. Segundo especialistas da Kaspersky, os golpistas se passam até por plataformas de streaming, como a Netflix, e enviam e-mails com os códigos de pagamento para clientes desavisados, que acabam transferindo as quantias sem saber dos riscos.

La Casa de Papel (Imagem: Divulgação/Netflix)
La Casa de Papel (Imagem: Divulgação/Netflix)

A Kaspersky identificou, neste início de ano, um crescimento em dois tipos de golpes. O primeiro e mais novo deles funciona da seguinte maneira: os criminosos se passam pela Netflix e enviam um e-mail para a vítima oferecendo um suposto plano trimestral limitado de R$ 267,99 que permite assistir a filmes que estão em cartaz no cinema, porém sem sair de casa.

A mensagem inclui as informações da assinatura, as artes de divulgação oficiais da plataforma de streaming e um QR Code para fazer o pagamento por Pix. Para fisgar pessoas desavisadas, os golpistas ainda falam no e-mail que a promoção é válida apenas para os primeiros 800 assinantes. Com isso, as pessoas correm para realizar o Pix sem conferir se a oferta é verdadeira.

Golpe usa identidade da Netflix para roubar pessoas (Imagem: Reprodução/Kaspersky)

Enquanto isso, o segundo tipo de golpe envolve as clássicas faturas falsas que chegam por e-mail. Agora, porém, há uma diferença: em vez de só mandar um boleto com a quantia, os criminosos também incluem um QR Code no documento e ainda oferecem um suposto desconto de 5% em pagamentos por Pix. Com isso, os consumidores tendem a pagar a conta por impulso para não perderem a “promoção”.

Nesse último caso, os golpistas tentam enganar tanto pessoas físicas quanto empresas. Para isso, eles se passam por companhias que oferecem serviços de internet, telefone e TV a cabo, e ainda conseguem disfarçar o endereço do e-mail para parecer uma cobrança legítima.

Boleto falso com QR Code do Pix (Imagem: Reprodução/Kaspersky)

Kaspersky ensina a se proteger de golpes do QR Code

Ao contrário dos pagamentos por boleto, os quais podem ser anulados junto ao banco, as transações por Pix são instantâneas e não podem ser canceladas após a confirmação. Isso facilita a vida dos criminosos digitais, que têm maior taxa de sucesso em golpes desse tipo. Para identificar o golpe e se proteger, a Kaspersky recomenda fazer o seguinte:

  • Prestar atenção no destinatário do e-mail e suspeitar de endereços genéricos;
  • Verificar se a fatura enviada têm o nome do cliente. Se só tiver o código do assinante, o documento é falso;
  • Conferir se o código do cliente é igual na mensagem e na fatura;
  • Ficar de olho no código de barras. Contas de consumo (gás, energia, telefonia) sempre começam com o número 8. Se houver um número diferente no começo, o documento é falso;
  • No caso de supostas promoções de streaming de filmes e séries, é importante visitar o site oficial da plataforma para conferir se a oferta é verdadeira. Se ainda tiver dúvida, entre em contato com a empresa pelos canais oficiais disponíveis no portal;
  • Antes de concluir o Pix, sempre confirme os dados do destinatário. Em golpes, os criminosos usam contas de laranjas para receber o dinheiro. Se o pagamento for legítimo, vão aparecer os nomes das empresas (razões sociais) na transação.
Murilo Tunholi

Ex-autor

Jornalista, atua como repórter de videogames e tecnologia desde 2018. Tem experiência em analisar jogos e hardware, assim como em cobrir eventos e torneios de esports. Antes do Tecnoblog, passou pela Editora Globo (TechTudo) e Mosaico (Buscapé/Zoom). É apaixonado por gastronomia, informática, música e Pokémon. Já cursou Química, mas pendurou o jaleco para realizar o sonho de trabalhar com games.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque