Jogadores de Xbox se queixam de partidas com PC gamers que usam cheats

Partidas com função crossplay estão desagradando usuários de Xbox, especialmente em games como Call of Duty: Warzone e Halo Infinite

Felipe Vinha
Por

Jogadores de games multiplayer no Xbox não estão muito felizes de dividir servidores com usuários de PC. De acordo com o The Verge, relatos publicados no fórum Reddit contam algumas histórias do que está acontecendo em títulos que possuem multiplayer compartilhado, ou “crossplay”, especialmente envolvendo cheats e trapaças – que normalmente são mais fáceis de se executar quando em um computador.

Jogadores de Xbox reclamam de cheaters do PC (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Jogos como Call of Duty: Warzone e Halo Infinite são alguns dos mais presentes nos relatos, já que nem sempre é possível evitar jogar contra usuários de PC neles. Isso também deve-se ao fato de serem games com modos online gratuitos, o que facilita bastante o acesso de qualquer tipo de jogador em seus servidores.

Os cheats são dos mais variados, mas normalmente envolvem assistências de mira ou personagens capazes de atirar automaticamente em qualquer alvo inimigo. Imagine o quanto isso pode ser frustrante em um game multiplayer, ainda mais em jogos onde itens e bonificações são destravadas de acordo com sua performance nas partidas.

A coisa toda atinge mais o Xbox, já que o compartilhamento de servidores é algo que a Microsoft incentiva. No caso de Warzone, por exemplo, você pode desativar o crossplay, mas ele é ativado automaticamente em algumas opções de partida. No PlayStation os usuários simplesmente desativam e ativam quando achar necesário.

Outros jogos e problemas

Outro game atingido pelo mesmo problema é Battlefield 2042, que lançou com crossplay forçado no caso do Xbox e que inicialmente não permitia desligar a opção. Após reclamações, a produtora DICE lançou uma atualização que permitia a alternância, já que os jogadores logo notaram que os cheaters também poderia infestar partidas.

É claro que existem tecnologias avançadas “anti-cheat” e que evitam muitas dores de cabeça para usuários em inúmeros jogos. Contudo, da mesma forma que as proteções evoluem, as trapaças também, tornando cada vez mais difícil proteger os usuários em partidas multiplayer online, especialmente no caso do PC. Uma solução plausível e eficaz se torna sempre cada vez mais distante.

Com informações: The Verge.