Android 13 vai trazer mudança em notificações e mais temas dinâmicos

Aplicativos só poderão emitir notificações no Android 13 com a permissão do usuário; sistema ganhará novas opções de temas dinâmicos

Bruno Gall De Blasi
Por
Celular Android (imagem: Andrew Mantarro/Unsplash)

Android 13, enfim, passará a solicitar a autorização dos usuários para o envio de notificações como no iPhone (iOS). A mudança pode dar fim aos alertas incômodos e repentinos de apps instalados no celular sem antes perguntar se a emissão dos avisos é permitida ou não. O sistema ainda terá mais temas dinâmicos e outras novidades.

A novidade tende a alterar o processo de notificações do Android. Atualmente, ao instalar um aplicativo novo, não é preciso autorizar a emissão de avisos, pois são habilitados automaticamente. Mas esta solução oferece menos controle aos usuários que, caso não queiram receber alertas de um app recém-instalado, precisam sempre acessar as configurações do sistema para desativá-los manualmente.

A nova versão do Android pretende trazer um novo método. Segundo o Android Police, os aplicativos agora terão de perguntar se o usuário permite ou não a exibição de notificações. A solicitação, ao que tudo indica, irá aparecer assim que o software tentar emitir um alerta pela primeira vez após a instalação, como acontece com o iOS.

Android 13 deve solicitar a permissão dos usuários para enviar notificações (Imagem: Reprodução/Android Police)
Android 13 deve solicitar a permissão dos usuários para enviar notificações (Imagem: Reprodução/Android Police)

A alteração não só vai tornar os alertas mais organizados como deixará o sistema mais próximo do iOS. Tradicionalmente, a Apple só permite que os aplicativos enviem notificações ao iPhone após a autorização do usuário. Nem mesmo os apps nativos dos dispositivos têm permissão de emitir os avisos sem a solicitação de permissão. 

Android 13 também terá temas dinâmicos e mais

O site especializado ainda revelou outras novidades que devem ser levadas ao Android 13. É o caso das novas opções de temas dinâmicos, um recurso conhecido internamente como “monet” que vai dar a opção de escolher quatro tipos de combinações de cores. Os tons serão aplicados em elementos do sistema operacional do Google, como botões, widgets, textos e afins.

A ferramenta ainda está em desenvolvimento, mas já é possível dar uma olhada nas quatro categorias que devem marcar a presença no futuro. A primeira delas, identificada como “TONAL_SPOT”, é a opção padrão. A outra opção (“VIBRANT”) é similar à anterior, mas traz algumas diferenças pequenas nos tons de cores.

Android 13 terá quatro opções de temas dinâmicos (Imagem: Reprodução/Android Police)
Android 13 terá quatro opções de temas dinâmicos: TONAL_SPOT, VIBRANT, EXPRESSIVE e SPRITZ (da esquerda para a direita) (Imagem: Reprodução/Android Police)

A alternativa “EXPRESSIVE” já mescla cores diferentes além da principal, incluindo algumas que sequer estão no papel de parede. Também há a opção “SPRITZ” que se aproxima de tons monocromáticos. Assim como acontece no Android 12, as cores são escolhidas com base nos tons do wallpaper escolhido pelo usuário.

A atualização ainda vai trazer outras melhorias, como a opção de escolher outro usuário na tela para digitar a senha. O Android 13 também contará com novas opções para escolher se a Google Assistente será acionada pelo botão de início e controlar a navegação por gestos. A lista ainda engloba as novas definições para idiomas. 

O Android 13 deve ser anunciado pelo Google nos próximos meses.

Android 13 deve ganhar novo atalho para trocar de usuário (Imagem: Reprodução/Android Police)
Android 13 deve ganhar novo atalho para trocar de usuário (Imagem: Reprodução/Android Police)

Com informações: Android Police (12 e 3)

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados