Itaú anuncia abertura de conta via WhatsApp para agilizar atendimento

Serviço de abertura de contas pelo mensageiro já está em testes com servidores públicos de MG e deve chegar a todos os clientes em breve

Ana Marques
Por
Fachada do banco Itaú (Imagem: thomashobbs / Flickr)

O Itaú Unibanco anunciou nesta quinta-feira (13) um serviço que pretende facilitar a abertura de contas de forma remota. Clientes do banco poderão abrir uma conta corrente por meio do WhatsApp. Segundo a empresa, o objetivo é modernizar e desburocratizar essa operação. A novidade já está disponível para servidores públicos do estado de Minas Gerais, e a expansão para os demais usuários deve ocorrer em breve.

A abertura de um novo canal para esse tipo de solicitação é um reflexo da alta procura por serviços digitais. O Itaú afirma que 60% dos novos correntistas em 2021 iniciaram seu relacionamento com o banco por meio das plataformas online do banco — a abertura de conta pelo site já era possível.

Mas a ideia não é encerrar o atendimento presencial: a empresa reforça seu compromisso de oferecer opções de atendimento em espaço físico, para atender a todos os perfis de clientes.

“A novidade complementa ainda o atendimento na rede de agências, que segue oferecendo suporte próximo para pessoas que não possuem familiaridade com o ambiente digital ou que optem por realizar o procedimento presencialmente”, afirma Flavio Iglesias, diretor de Produtos PF do Itaú Unibanco.

Os servidores públicos de MG foram escolhidos para a fase piloto porque uma parceria recente fez do Itaú o novo responsável pela folha de pagamento do governo estadual. Mas, em breve, a função deve ser liberada para todos — bastará enviar uma mensagem ao número oficial do Itaú no WhatsApp solicitando a abertura. Também pelo WhatsApp, será possível customizar produtos e serviços incluídos na conta.

Itaú promete segurança para solicitações via WhatsApp

O Itaú já utiliza o WhatsApp para atendimento ao cliente — é possível realizar consulta de saldo e de limite de cartão, além de pedir a segunda via de faturas de cartão de crédito e boleto de financiamento imobiliário. O mensageiro, que é o mais usado entre os brasileiros, também serve como canal para renegociação de dívidas, entre outras operações.

Mas o sucesso do WhatsApp também abre espaço para golpistas que usam o aplicativo para enganar usuários e conseguir vantagem financeira. Nesse cenário, o Itaú promete entregar segurança, além da agilidade — tudo é feito “por meio de números exclusivos do Itaú e com operacionalização feita através de uma plataforma desenvolvida internamente”, explica o banco.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Relacionados