Windows 7 só tem mais um ano de suporte para quem está pagando

Microsoft vai encerrar as vendas das Atualizações Estendidas de Segurança (ESU) do Windows 7 Professional e Enterprise em 2023

Murilo Tunholi
Por
Microsoft / Windows 7

O suporte oficial da Microsoft ao Windows 7 para clientes empresariais está quase chegando ao fim. O sistema operacional só tem mais um ano de atualizações pagas e será descontinuado em 2023. Vale lembrar que os updates gratuitos para usuários de PCs domésticos foram encerrados em janeiro de 2020.

Até o final de 2022, a Microsoft continua oferecendo, por até US$ 200, as Atualizações Estendidas de Segurança (ESU) aos clientes do Windows 7 Professional e Enterprise. Assim, as empresas ainda têm mais alguns meses para migrar para outro sistema operacional.

Com o objetivo de incentivar a migração, a Microsoft dá desconto em assinaturas de versões empresariais e escolares mais atualizadas do Windows. Não sabemos os preços exatos, mas essa pode ser uma boa oportunidade para abandonar o Windows 7 — que já deixou de ser o sistema operacional mais popular entre os usuários há muitos anos.

O Windows 7 para usuários domésticos parou de receber atualizações gratuitas de segurança em janeiro de 2020, e deixou de disponibilizar updates de drivers via Windows Update em junho de 2021. Com isso, muitas pessoas mudaram para o Windows 10 — sistema operacional mais usado no mundo até hoje.

Segundo dados do Statista, o Windows 7 estava instalado em cerca de 12,9% de todos os computadores do mundo, em dezembro de 2021. Enquanto isso, o Windows 10 aparecia em 82,5% das máquinas. O Windows 11 ainda não é contabilizado pela pesquisa, mas, de acordo com o Steam, a versão mais recente da plataforma já é o segundo sistema mais popular entre jogadores.

Um fato interessante é que uma pequena parcela de usuários ainda usa Windows XP, Vista e até o 2003. No estudo do Statista, cerca de 0,5% das pessoas está no XP, 0,2% está no Vista e 0,01% está no 2003. Já entre os indivíduos que acessaram o Tecnoblog na última semana pelo Windows, estavam 85,5% no Windows 10, 11,6% no 7 e 0,07% no XP.

Com informações: Statista.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Murilo Tunholi

Murilo Tunholi

Ex-autor

Jornalista, atua como repórter de videogames e tecnologia desde 2018. Tem experiência em analisar jogos e hardware, assim como em cobrir eventos e torneios de esports. Passou pela Editora Globo (TechTudo), Mosaico (Buscapé/Zoom) e no Tecnoblog, foi autor entre 2021 e 2022. É apaixonado por gastronomia, informática, música e Pokémon. Já cursou Química, mas pendurou o jaleco para realizar o sonho de trabalhar com games.

Relacionados