MIUI 13 Global está chegando, e ela pode trazer Material You do Android 12

Versão global da MIUI 13 pode ser liberada aos celulares da Xiaomi em breve; atualização traz melhorias no desempenho, segurança e mais

Bruno Gall De Blasi
Por
Xiaomi Redmi Note 10 Pro (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

MIUI 13 começou a dar as caras na China nas últimas semanas. Agora, é a vez de levar a nova versão da interface para celulares da Xiaomi para o público global, conforme aponta um teaser publicado no perfil da MIUI no Twitter. Espera-se que a atualização seja liberada aos usuários com elementos do Material You do Android 12.

A aposta de que a atualização está prestes a chegar aos usuários de fora da China parte de um tweet feito nesta terça-feira (18). “A hora chegou. Algo maravilhoso está prestes a acontecer. Fique atento à #MIUI13”, publicaram no perfil @miuirom. Ainda assim, nenhuma data de lançamento foi revelada na ocasião.

Ainda assim, é possível que a estreia global não leve tanto tempo. Durante o anúncio da atualização no fim de dezembro, na China, a Xiaomi informou que a versão global seria levada aos celulares e tablets da marca a partir do primeiro trimestre de 2022. Já a versão de testes chinesa começou a ser distribuída na mesma semana

Versão global da MIUI 13 chegará em breve (Imagem: Reprodução/Twitter)
Versão global da MIUI 13 chegará em breve (Imagem: Reprodução/Twitter)

Confira os celulares que serão atualizados para a versão global da MIUI 13 inicialmente:

  • Mi 11, Mi 11 Ultra, Mi 11i, Mi 11X Pro e Mi 11X;
  • Xiaomi 11 Lite 5G NE, Xiaomi 11 Lite NE, Mi 11 Lite 5G e Mi 11 Lite;
  • Xiaomi 11T Pro e Xiaomi 11T;
  • Redmi 10, Redmi 10 Prime e Redmi Note 8 (2021);
  • Redmi Note 10 Pro, Redmi Note 10 Pro Max, Redmi Note 10 e Redmi Note 10 JE;
  • Xiaomi Pad 5.
MIUI 13 pode trazer recursos do Material You do Android 12 (Imagem: Reprodução/MIUI Beta Info)
MIUI 13 pode trazer recursos do Material You do Android 12 (Imagem: Reprodução/MIUI Beta Info)

MIUI 13 deve ganhar temas dinâmicos do Material You

A MIUI 13 segue em fase experimental em alguns dispositivos na China. Enquanto isso, algumas novidades da atualização estão sendo reveladas aos poucos, como a implementação do Material You do Android 12 na interface. É o que aponta uma publicação no canal do Telegram MIUI Beta Info feita nesses últimos dias.

A aposta gira em torno de uma versão de testes (beta) do sistema. Em imagens publicadas no canal, nota-se que a interface da Xiaomi tende a trazer os temas dinâmicos do Android 12. Com o recurso, as cores de botões, plano de fundo e afins são customizados de acordo com os tons do papel de parede do celular.

O recurso, no entanto, só é aplicado em apps do Google. Conforme observado pelo Gizmochina, o sistema e os apps da MIUI permanecem iguais, sem a personalização.

MIUI 13 pode trazer recursos do Material You do Android 12 (Imagem: Reprodução/MIUI Beta Info)

A Xiaomi revelou outras novidades em dezembro. É o caso dos incrementos no desempenho, que prometem aumentar a fluidez em 52%, e um recurso contra fraudes para os usuários da China. A nova versão ainda garante uma interface voltada preparada para tablets, conhecida como MIUI 13 Pad, uma nova fonte e o Mi Smart Hub para fortalecer a integração do ecossistema da marca.

Com informações: Gizmochina MIUI (Twitter)

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Canal Exclusivo

Relacionados