Google anuncia fim do G Suite gratuito e exige migração para Workspace

Administradores têm até o dia 1 de julho para formalizar a migração inserindo dados de faturamento, ou terão suas contas organizacionais suspensas

Ana Marques
Por
Workspace (Imagem: Divulgação/Google)

Administradores de contas do G Suite começaram a receber avisos sobre o fim do plano legado gratuito, lançado há 16 anos. De acordo com o Google, caso queiram manter as contas de domínio personalizado, os usuários terão que realizar a migração para o Workspace, mediante assinatura paga.

A transição não é exatamente uma surpresa. O G Suite para para empresas e escolas foi descontinuado para novos usuários em 2012. Já o Workspace é a aposta da big tech para o futuro do trabalho, e foi lançado em 2020 com diversas novidades, além de melhor integração entre aplicativos, para aumentar a produtividade e facilitar a colaboração remota.

G Suite legado gratuito termina em 1 de julho

A mudança está prevista para acontecer oficialmente a partir do dia 1 de julho de 2022 — mas a migração já é incentivada desde já.

O Google avisa que caso você não tome nenhuma atitude até o dia 1 de maio, dois meses antes da data limite, ele mesmo começará a migrar a sua conta de forma gradual para o Workspace em um plano baseado no seu uso atual.

Aviso do Google Workspace chega por e-mail (Imagem: Reprodução/Google)
Aviso do Google Workspace chega por e-mail (Imagem: Reprodução/Google)

O Google Workspace tem planos a partir de R$ 24,30/mês por usuário, e de acordo com a companhia, serão oferecidos descontos por 12 meses a quem realizar a transição, a partir do dia 1 de julho de 2022.

Vale ressaltar que contas gratuitas do Google Workspace for Education Fundamentals ou do Google Workspace for Nonprofits não serão impactadas pela mudança.

E se eu não quiser migrar?

Será possível utilizar a nova assinatura e os recursos do Google Workspace sem pagar nada até o primeiro dia de julho, como uma forma de degustação. Então, a partir daí, caso você não insira informações de faturamento, a conta será suspensa.

Antes disso, é possível exportar os dados das contas associadas à sua organização por meio do recurso Takeout. Veja em nosso artigo o tutorial completo para baixar suas informações.

Apenas administradores podem realizar o processo de migração. O Google diz ainda que é possível solicitar a transferência do título de administrador caso a conta esteja vinculada a uma pessoa que já deixou a empresa. Para isso, basta preencher este formulário inserindo alguns dados que comprovem a propriedade do domínio.

Com informações: Google

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Relacionados