Windows 10 vai atualizar sozinho no seu PC se você roda versão de 2020

Microsoft vai começar distribuição forçada do Windows 10 21H2 para quem tem versões antigas do sistema operacional, que ficarão sem suporte

Giovanni Santa Rosa
Por
Notebook com Windows 10 (imagem: Windows/Unsplash)

Se faz tempo que você não confere as atualizações do seu computador, uma novidade está para chegar aí logo, logo. A Microsoft começou a distribuição forçada da versão 21H2 do Windows 10 para quem ainda roda a versão 20H2 ou anterior.

O motivo para a medida é que versões mais antigas estão chegando ao encerramento de seu ciclo, o chamado fim de serviço. Assim, é melhor que as máquinas estejam rodando uma versão que ainda recebe atualizações.

No caso do Windows 10 versão 20H2, o prazo é 10 de maio de 2022, quando o sistema completa um ano de disponibilidade ampla. Até lá, portanto, a ideia é atualizar os computadores para a versão 21H2.

As informações constam nas páginas de documentação das duas versões, 20H2 e 21H2.

Distribuição forçada vai usar machine learning

A nova versão ainda pode demorar um pouquinho para ser instalada obrigatoriamente em seu PC. A Microsoft vai usar a primeira fase para treinamento de aprendizagem de máquina, e esse processo vai se estender para o resto da distribuição. Assim, a empresa espera atualizar os aparelhos de uma maneira mais suave.

Mas você não precisa esperar, se não quiser. O Windows 10 21H2 será disponibilizado para atualização manual para todo mundo que tem a versão 2004 ou uma mais recente. A versão 2004 foi disponibilizada em maio de 2020.

Não é a primeira vez que a Microsoft adota uma postura desse tipo. Em março de 2021, a empresa começou a atualizar automaticamente para o Windows 10 20H2 os computadores que estavam com o Windows 10 1909 ou mais antigos, que se aproximavam do fim da linha.

Windows 10 21H2 traz poucas novidades

Se você não faz a menor ideia se seu computador está ou não com a versão 21H2 instalada, não se culpe. Ela traz poucas diferenças em relação às anteriores.

Na lista, constam o suporte a WPA3 Hash-to-Element (H2E), para tornar redes Wi-Fi compatíveis mais seguras, e suporte a computação de GPU no subsistema Linux. De resto, são mesmo correções e ajustes.

Com informações: Bleeping Computer.

Receba mais sobre Windows 10 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados