Google anuncia 200 vagas de engenharia no Brasil para dobrar equipe até 2023

Vagas são em modelo de trabalho híbrido ou 100% remoto e devem dobrar equipe de Engenharia do Google Brasil até o final do ano que vem

Pedro Knoth
Por
Escritório do Google em Sunnyvale (imagem: Greg Bulla/Unsplash)

O Google Brasil está com planos de abrir 200 vagas para engenheiros, no esforço de dobrar o tamanho da equipe que atua na área até o fim de 2023. Nesse período, a empresa busca criar uma força de profissionais com sede em São Paulo, além de investir em mais contratações para reforçar o Centro de Engenharia, localizado em Belo Horizonte (MG). Algumas dessas vagas já estão abertas, e envolvem áreas como privacidade e segurança de dados.

Vagas do Google em São Paulo e Belo Horizonte

Por enquanto, as vagas abertas para se candidatar a um cargo do Google no Brasil são para atuação em São Paulo e Belo Horizonte. Os candidatos poderão aplicar para vagas em modelo híbrido ou 100% remoto, a depender do cargo. Além de áreas como segurança e privacidade, o Google está à procura de profissionais que atuem em Experiência do Consumidor, e engenheiros e vendedores que trabalhem com produtos do Google Cloud.

Em comunicado, o Google Brasil afirma que as novas contratações são um importante passo para manter o protagonismo do Brasil em pesquisa e desenvolvimento de produtos usados ao redor do mundo.

A empresa conta que a cada 10 resultados que aparecem na busca do Google, um foi impactado pelo trabalho dos engenheiros brasileiros em Belo Horizonte. Alguns dos produtos desenvolvidos pelo time nacional da companhia incluem os resultados de partidas de diversos esportes no buscador, e também os resultados ao procurar pelo termo “Sintomas”.

Berthier Ribeiro-Neto, diretor de Engenharia do Google para a América Latina destaca que o time brasileiro foi fundamental para a criação do painel informativo de busca sobre a COVID-19, que é usado no mundo inteiro, reunindo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde).

“Este investimento no país é um reflexo do impacto produzido pelas soluções Google ‘made in Brazil’, impacto este que só aumentará com a chegada dos novos talentos”, conta Ribeiro-Neto.

Google vai incentivar candidatos da comunidade negra

Com a abertura de novas vagas e o esforço de expandir sua operação no Brasil, o Google vai incentivar a contratação de pessoas negras por meio de canais dedicados ao aumento da representatividade na empresa. O presidente do Google Brasil, Fábio Coelho, disse que as medidas reforçam o compromisso da empresa de tecnologia com o país. Ele acrescentou:

“Hoje, o Brasil é um dos mercados mais importantes para nós, aparecendo entre os ‘top 5’ na lista dos nove produtos da empresa com mais de um bilhão de usuários. Investir em talento local nos ajuda a ter um ‘olhar brasileiro’ para esses produtos e, ao mesmo tempo, mostra para o mundo a capacidade inovadora dos nossos profissionais, já que estamos falando de soluções usadas globalmente.”

O Google Brasil tem iniciativas próprias para a comunidade negra envolvendo as vagas abertas no setor de Engenharia.

“Acreditamos que o investimento em equidade racial e em inclusão no mercado de trabalho é urgente e deve ser responsabilidade de todas as organizações”, disse Daniel Borges, líder de Recrutamento do Google na América Latina.

No modelo de trabalho híbrido do Google, o funcionário trabalhará três dias presencialmente no escritório da empresa, e dois dias em home office.

A quantidade de horas a ser cumprida presencialmente pode variar de acordo com a área da vaga ou com as necessidades da função, mas há a possibilidade de qualquer funcionário pedir para para mudar o modelo de trabalho para ser 100% remoto. A companhia avisa que, devido à pandemia, a ida ao escritório do Google é opcional para todos.

Se você é uma pessoa que se identifica como negra, basta buscar pelas vagas com a etiqueta de Black Community Inclusion (Inclusão da Comunidade Negra, em tradução livre) na página de Carreiras do Google — onde todos os candidatos podem aplicar aos cargos disponíveis.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Pedro Knoth

Pedro Knoth

Ex-autor

Pedro Knoth é jornalista e cursa pós-graduação em jornalismo investigativo pelo IDP, de Brasília. Foi autor no Tecnoblog cobrindo assuntos relacionados à legislação, empresas de tecnologia, dados e finanças entre 2021 e 2022. É usuário ávido de iPhone e Mac, e também estuda Python.

Canal Exclusivo

Relacionados