Microsoft vai cancelar Xbox Game Pass de quem não usar por muito tempo

Acordo com órgão governamental do Reino Unido vai fazer com que Microsoft vá atrás de consumidores que estão pagando Game Pass sem usar

Felipe Vinha
Por
Sony descarta lançar serviço como Xbox Game Pass no PS5 / Divulgação / Microsoft

Se você assina o Xbox Game Pass mas não usa há muito tempo, sua assinatura pode ser cancelada. Começando pelo Reino Unido, com planos de expandir para o mundo todo, a Microsoft vai abordar consumidores que estejam há 12 meses sem usar o serviço, mas que continuam pagando por assinatura, ensinando como cancelar o pagamento – se assim desejarem.

A novidade, porém, não veio “do nada”. Ela veio a partir de um acordo voluntário que a Microsoft firmou com a Competition and Markets Authority (CMA), organização governamental de proteção ao consumidor do Reino Unido. A intenção é evitar que assinantes se sintam lesados com sistemas de renovação automática, caso esqueçam ou não usem mais determinada função ou serviço.

Medidas devem durar três anos

A parceria entre a CMA e a Microsoft deve durar, no mínimo, três anos, mas a empresa se comprometeu a expandir o que chamam de “boa prática” para todo o mundo, ainda que uma data específica não tenha sido detalhada. Além disso, o acordo também surgiu depois que a organização identificou alguns casos relacionados a renovações automáticas de assinaturas.

Com as mudanças, a companhia ainda deve incrementar o suporte ao usuário e fornecer uma comunicação mais transparente para quem deseja assinar ou manter renovação automática de assinatura do Game Pass, além de detalhes sobre aumento de preço. Quem optar também pode pedir por reembolsos, após uma renovação acidental.

Mas, mesmo que a nova medida da Microsoft não esteja ainda disponível no Brasil, é sempre bom averiguar como estão as assinaturas dos seus serviços, e não apenas o Game Pass – já pensou continuar pagando alguma coisa que não está sendo usada?

Com informações: Engadget, The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Vinha

Felipe Vinha

Ex-autor

Felipe Vinha é jornalista com formação técnica em Informática. Já cobriu grandes eventos relacionados a jogos, como a E3, BlizzCon e finais mundiais de League of Legends. Em 2021, ganhou o Prêmio Microinfluenciadores Digitais na categoria entretenimento. Foi autor no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo principalmente sobre games e entretenimento. Passou pelos principais veículos do ramo, e também é apresentador especializado em cultura pop.

Relacionados