WhatsApp para Android deixará de ter backup ilimitado no Google Drive

Backup do WhatsApp para Android não contabiliza no limite de armazenamento do Google Drive; benefício deve chegar ao fim

Bruno Gall De Blasi
Por
Aplicativo do WhatsApp no celular. (Imagem: Mourizal Zativa/Unsplash)

Google Drive permite que os backups do WhatsApp para Android sejam armazenados na nuvem sem limite algum. Mas isto está prestes a mudar: ao que tudo indica, as cópias de segurança do mensageiro passarão a contabilizar na cota de armazenamento do serviço do Google, assim como aconteceu com o Google Fotos. As informações foram reveladas pelo WABetaInfo neste sábado (29).

O armazenamento ilimitado é um benefício concedido aos usuários do Android em 2018. Diferentemente do iCloud, os arquivos com histórico de conversas, mídia e afins do mensageiro são guardados no Google Drive sem impactar a quantidade de armazenamento da plataforma. Ou seja, é possível guardá-los de maneira ilimitada, sem comprometer o espaço que seria destinado para outros tipos de arquivos.

WhatsApp prepara mudanças no backup do app para Android (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)
WhatsApp prepara mudanças no backup do app para Android (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)

Backup ilimitado do WhatsApp pode chegar ao fim

Mas parece que o benefício está perto do fim. O site encontrou vestígios no código do app de mensagens que dão a entender que o serviço passará a ter limite. Trata-se de notificações com informações como “o backup do Google Drive está mudando” e “o limite do Google Drive foi alcançado” (ambas em tradução livre), por exemplo.

A equipe do mensageiro ainda estava preparando outras novidades para a ferramenta de recursos. Em outubro, o mesmo site encontrou opções para administrar o tamanho do backup ao selecionar se o arquivo seria enviado à nuvem com fotos, vídeos e afins. Os vestígios deram as caras no aplicativo para Android.

Ainda não se sabe ao certo como e quando esta alteração será implementada aos usuários do WhatsApp. Todavia, é importante relembrar que o Google deu fim ao backup de imagens e vídeo ilimitado do Google Fotos em meados de 2021. No lugar, os usuários tiveram de assinar os planos Google One caso a quantidade de arquivos ultrapasse os 15 GB de espaço oferecidos gratuitamente. 

Com informações: WABetaInfo

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Canal Exclusivo

Relacionados