WhatsApp para Android deixará de ter backup ilimitado no Google Drive

Backup do WhatsApp para Android não contabiliza no limite de armazenamento do Google Drive; benefício deve chegar ao fim

Bruno Gall De Blasi
Por

Google Drive permite que os backups do WhatsApp para Android sejam armazenados na nuvem sem limite algum. Mas isto está prestes a mudar: ao que tudo indica, as cópias de segurança do mensageiro passarão a contabilizar na cota de armazenamento do serviço do Google, assim como aconteceu com o Google Fotos. As informações foram reveladas pelo WABetaInfo neste sábado (29).

WhatsApp para Android pode perder backup ilimitado no Google Drive (Imagem: Mourizal Zativa/Unsplash)
WhatsApp para Android pode perder backup ilimitado no Google Drive (Imagem: Mourizal Zativa/Unsplash)

O armazenamento ilimitado é um benefício concedido aos usuários do Android em 2018. Diferentemente do iCloud, os arquivos com histórico de conversas, mídia e afins do mensageiro são guardados no Google Drive sem impactar a quantidade de armazenamento da plataforma. Ou seja, é possível guardá-los de maneira ilimitada, sem comprometer o espaço que seria destinado para outros tipos de arquivos.

WhatsApp prepara mudanças no backup do app para Android (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)
WhatsApp prepara mudanças no backup do app para Android (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)

Backup ilimitado do WhatsApp pode chegar ao fim

Mas parece que o benefício está perto do fim. O site encontrou vestígios no código do app de mensagens que dão a entender que o serviço passará a ter limite. Trata-se de notificações com informações como “o backup do Google Drive está mudando” e “o limite do Google Drive foi alcançado” (ambas em tradução livre), por exemplo.

A equipe do mensageiro ainda estava preparando outras novidades para a ferramenta de recursos. Em outubro, o mesmo site encontrou opções para administrar o tamanho do backup ao selecionar se o arquivo seria enviado à nuvem com fotos, vídeos e afins. Os vestígios deram as caras no aplicativo para Android.

Ainda não se sabe ao certo como e quando esta alteração será implementada aos usuários do WhatsApp. Todavia, é importante relembrar que o Google deu fim ao backup de imagens e vídeo ilimitado do Google Fotos em meados de 2021. No lugar, os usuários tiveram de assinar os planos Google One caso a quantidade de arquivos ultrapasse os 15 GB de espaço oferecidos gratuitamente. 

Com informações: WABetaInfo

Relacionados

Relacionados