Início / Notícias / Internet /

Grupo pirata ETTV desaparece sem deixar avisos

Extinção de uma era chega com o sumiço do grupo pirata ETTV, que fazia distribuição de conteúdos via torrent por todo o mundo

Leandro Kovacs

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

O ETTV, famoso grupo de pirataria, desapareceu. O site oficial do grupo está offline há mais de uma semana e diversos de seus bots já não enviam mais conteúdo para sites de terceiros. Não existe nenhum “comunicado oficial” dos operadores do site indicando o motivo do sumiço.

Bandeira pirata
Bandeira pirata (Imagem: George Hodan / Public Domain Pictures)

É complicado apontar ou identificar os responsáveis por esse tipo de atividade. Normalmente, esse tipo de desaparecimento significa a possibilidade do site não retornar às funções anteriores.

Este não é o primeiro sinal de problemas na ETTV. O site sofreu com períodos de inatividade no passado. Nos bastidores, com as diferenças de pensamento dos principais “operadores” já foram vistos conflitos que atingiram diretamente o grupo, inclusive com situações de “abandono” da operação.

Gerenciar esse tipo de distribuição é trabalhoso, exige tempo e não é uma posição tão “confortável” como em atividades legais que não são a todo momento perseguidas. É preciso lembrar sempre que a distribuição de conteúdo de terceiros sem autorização é crime.

Não é possível definir o futuro do ETTV sem uma comunicação oficial do grupo. Não podemos afirmar se tratar do fim completo, ou uma troca de controle sobre a operação. Além do site, os bots de upload da ETTV também estão offline.

Ao tentar entrar no site, os usuários se deparam um carregamento demorado de uma página toda rosa e, em seguida, com a imagem do erro 522 do Cloudflare, informando que o host do site está offline.

Mensagem exibida ao entrar no site da ETTV ou seu espelho (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)
Mensagem exibida ao entrar no site da ETTV ou seu espelho (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

Esses scripts (ou bots) funcionam buscando vídeos de fontes privadas (roubo) e deixam acessíveis ao público, fazem o mesmo em sites externos de torrents. É um sistema prático e já testado, mas depende de servidores centrais robustos para trabalhar com alta demanda.

Estrutura para pirataria

O site ExtraTorrent, que deu origem a ETTV, foi o ponto de partida de diversos compartilhadores de arquivos e também foi o local de nascimento de vários grupos de distribuição. Isso incluiu o ETTV, que é abreviação de ExtraTorrent TV.

Após o fechamento do site, a ETTV decidiu continuar de forma independente lançando seu próprio local de hospedagem. Nos últimos anos, cresceu para se tornar um site de torrents de médio porte com um grupo dedicado e controlado de uploaders regulares — nome bonito para piratas de conteúdo.

Com informação: Torrent freak.