Para ministra Damares, TikTok está por trás da… gravidez infantil

Damares Alves, ministra de Bolsonaro, alega que TikTok é lugar onde crianças e adolescentes “vendem o corpo”, e culpa app por “erotização precoce”

Pedro Knoth
Por

Segundo Damares Alves, ministra da Família, Mulher e Direitos Humanos, o TikTok é usado por adolescentes e crianças para “venderem seus corpos”. Em discurso de abertura da Semana Nacional de Prevenção à Gravidez na Adolescência, Damares associou a gravidez infantil ao popular aplicativo de vídeos. “Uma coisa está muito atrelada a outra”, disse a executiva do governo Bolsonaro.

Damares diz que meninas “vendem” corpo no TikTok

Damares soltou a fala enquanto participava da abertura do evento, realizado pelo ministério da Família, Mulher e Direitos Humanos, na terça-feira (1º). Em discurso inaugural da Semana Nacional de Prevenção à Gravidez na Adolescência, a ministra lançou o Plano Nacional de Prevenção Primária do Risco Sexual Precoce e Gravidez de Adolescentes.

Mas Damares foi além. Ela atacou o TikTok e associou o aplicativo à gravidez na infância:

“Não vem papai e mamãe jogar no colo do Ministério da Saúde: ‘resolva, minha filha engravidou’, depois que deixou sua filha de oito anos ir pro TikTok vender seu corpo. Uma coisa está muito atrelada com a outra.”

De acordo com ela, o TikTok estaria dentro de um tema maior associado à gravidez precoce, que ela mesma chamou de “erotização precoce”. Segundo a ministra, o governo de Bolsonaro tem “coragem” de abordar esse tema pelo “compromisso com a infância”.

A ministra também disse que recebeu críticas por ser fanática e de que iria proibir sexo entre adultos e criança no Brasil. “De crianças vamos. Adolescente, vamos conversar muito com eles. Adulto faz o que quiser dentro do quarto”, pontuou Damares.

Em caso de gravidez na adolescência, a ministra do governo Bolsonaro defendeu que “vida é vida”, e disse que é contrária ao aborto. “Nós não estamos aqui em uma guerra religiosa ou de costume não. Gravidez precoce é pauta de saúde pública, e quando desce para 14 anos é crime”.

O Tecnoblog entrou em contato com o TikTok para que o aplicativo pudesse rebater as acusações da ministra, mas a empresa não retornou o e-mail enviado pela reportagem.

TikTok e Instagram limitaram contas de menores de 18

A preocupação de Damares Alves com a “erotização precoce” provocada pela exposição de menores no TikTok não é baseada em nenhum fato concreto. A plataforma da ByteDance, na verdade, tenta coibir um comportamento predatório a menores dentro do app.

O TikTok colocou limites em contas de usuários menores de 18 anos no início de 2021. Em comunicado, a rede social disse que a mudança visava proteger a privacidade e segurança de adolescentes. A atualização tornava contas de usuários entre 13 e 15 anos privada por padrão e, com isso, apenas quem recebesse uma aprovação poderia ver os vídeos do perfil.

Perfil oficial do TikTok (Imagem: Pexels)
Perfil oficial do TikTok (Imagem: Pexels)

Para usuários entre 16 e 17 anos, o TikTok deu ainda o controle sobre quem pode comentar ou fazer dueto usando os vídeos originais das contas. Os comentários poderiam ser feitos por “Amigos” (aqueles que estão adicionados pelo perfil) ou “Ninguém”.

Após o update do TikTok em janeiro, o Instagram resolveu seguir os passos da rede social rival e adicionou um sistema de proteção para contas de menores de 18 anos, com ainda mais recursos de privacidade para perfis de menores de 16 anos.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Pedro Knoth

Pedro Knoth

Ex-autor

Pedro Knoth é jornalista e cursa pós-graduação em jornalismo investigativo pelo IDP, de Brasília. Foi autor no Tecnoblog cobrindo assuntos relacionados à legislação, empresas de tecnologia, dados e finanças entre 2021 e 2022. É usuário ávido de iPhone e Mac, e também estuda Python.

Canal Exclusivo

Relacionados