Sony comemora 17 milhões de PS5 enviados às lojas, mas vendas caem

PlayStation 5 comemora bom número de consoles feitos, mas vendas gerais da Sony caem em relação ao ano anterior, por falta de estoque

Felipe Vinha
Por

A Sony anunciou seus resultados do último ano fiscal e comemora que conseguiu enviar 17,3 milhões de unidades do PS5 para as lojas, mas a empresa também registrou uma queda de 8% nas vendas, envolvendo todos os seus produtos, em relação ao ano anterior. A companhia japonesa revelou ainda que, com base nisso, pretende lançar ao menos 10 jogos no estilo “live service” até o final de 2026, mas sem detalhar quais seriam.

PlayStation 5 soma mais de 17 milhões de unidades feitas (Imagem: Divulgação/Sony)

“Live service” é o termo dado a um game que é constantemente atualizado e não recebe uma continuação, necessariamente. Bons exemplos de jogos que usam este formato, hoje, são Fortnite, Call of Duty Warzone e até mesmo Street Fighter 5 foi durante um bom período.

A decisão tem relação direta com a aquisição da Bungie, recém-anunciada. Destiny 2 é também um game no estilo live service e pode ser a inspiração para outros que virão pelas mãos do PlayStation Studios, pelos próximos anos. O mais provável é que muitos deles saiam no PS5, já que o console ainda vai estar em sua vida ativa.

Mais consoles no mercado

Em seu relatório fiscal a empresa revelou ainda que 3,9 milhões de PS5 foram comprados no último trimestre por lojistas, além de 200 mil PS4. Os números parecem bons, ainda que a Sony lute para manter o estoque de seu novo console ativo e rodando.

A queda nas vendas talvez possa ser explicada também por essa alta demanda, e posterior falta, do console em estoque no mundo todo. Ainda assim os números registrados foram comemorados pela companhia, pois são comparados com o período de lançamento do PS5.

Já a PlayStation Plus agora soma 48 milhões de assinantes, um incremento de cerca de 600 mil usuários desde o último ano fiscal. A PSN, por outro lado, conta com 111 milhões de usuários ativos.

Com informações: PSU, Twinfinite, PSU.

Felipe Vinha

Ex-autor

Felipe Vinha é jornalista com formação técnica em Informática. Já cobriu grandes eventos relacionados a jogos, como a E3, BlizzCon e finais mundiais de League of Legends. Em 2021, ganhou o Prêmio Microinfluenciadores Digitais na categoria entretenimento. Foi autor no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo principalmente sobre games e entretenimento. Passou pelos principais veículos do ramo, e também é apresentador especializado em cultura pop.

Relacionados

Relacionados