Início / Notícias / Jogos /

Sony comemora 17 milhões de PS5 enviados às lojas, mas vendas caem

PlayStation 5 comemora bom número de consoles feitos, mas vendas gerais da Sony caem em relação ao ano anterior, por falta de estoque

Felipe Vinha

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

A Sony anunciou seus resultados do último ano fiscal e comemora que conseguiu enviar 17,3 milhões de unidades do PS5 para as lojas, mas a empresa também registrou uma queda de 8% nas vendas, envolvendo todos os seus produtos, em relação ao ano anterior. A companhia japonesa revelou ainda que, com base nisso, pretende lançar ao menos 10 jogos no estilo “live service” até o final de 2026, mas sem detalhar quais seriam.

PlayStation 5 soma mais de 17 milhões de unidades feitas (Imagem: Divulgação/Sony)

“Live service” é o termo dado a um game que é constantemente atualizado e não recebe uma continuação, necessariamente. Bons exemplos de jogos que usam este formato, hoje, são Fortnite, Call of Duty Warzone e até mesmo Street Fighter 5 foi durante um bom período.

A decisão tem relação direta com a aquisição da Bungie, recém-anunciada. Destiny 2 é também um game no estilo live service e pode ser a inspiração para outros que virão pelas mãos do PlayStation Studios, pelos próximos anos. O mais provável é que muitos deles saiam no PS5, já que o console ainda vai estar em sua vida ativa.

Mais consoles no mercado

Em seu relatório fiscal a empresa revelou ainda que 3,9 milhões de PS5 foram comprados no último trimestre por lojistas, além de 200 mil PS4. Os números parecem bons, ainda que a Sony lute para manter o estoque de seu novo console ativo e rodando.

A queda nas vendas talvez possa ser explicada também por essa alta demanda, e posterior falta, do console em estoque no mundo todo. Ainda assim os números registrados foram comemorados pela companhia, pois são comparados com o período de lançamento do PS5.

Já a PlayStation Plus agora soma 48 milhões de assinantes, um incremento de cerca de 600 mil usuários desde o último ano fiscal. A PSN, por outro lado, conta com 111 milhões de usuários ativos.

Com informações: PSU, Twinfinite, PSU.