Início / Notícias / Finanças /

La Casa Del Bitcoin: El Salvador anuncia centro educacional sobre BTC

Governo salvadorenho e empresa Paxful anunciam centro educacional sobre bitcoin (BTC) para impulsionar adesão à criptomoeda no país

Bruno Ignacio

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Um centro educacional sobre o bitcoin (BTC) foi anunciado em El Salvador nesta última quarta-feira (2) para informar os salvadorenhos sobre o universo cripto e incentivar a adesão à criptomoeda. O país se tornou a “nação do bitcoin” no ano passado, quando oficializou o ativo como moeda de curso legal, algo inédito no mundo até então. Seu presidente, Nayib Bukele, é um grande entusiasta e entendedor desse mercado, mas esse não parece ser o caso da população.

La Casa Del Bitcoin, em San Salvador (Imagem: Reprodução/ Twitter)
La Casa Del Bitcoin, em San Salvador (Imagem: Reprodução/ Twitter)

A iniciativa está sendo liderada pela Paxful, a principal plataforma peer-to-peer (P2P) de bitcoin. Por mais que Bukele se mostre um “expert” no assunto, implementando caixas eletrônicos de BTC e criando uma carteira digital própria chamada Chivo para os salvadorenhos digitalizarem seu dinheiro no blockchain, a vasta maioria da população de El Salvador ainda é extremamente leiga e receosa diante de um criptoativo tão volátil.

Por isso, o centro batizado de “La Casa Del Bitcoin” será inaugurado em San Salvador como uma instalação de educação e treinamento sobre a criptomoeda, blockchain, carteiras digitais e as infinidades de detalhes complexos sobre esse mundo financeiro descentralizado.

Centro educacional trará workshops gratuitos sobre BTC

A Paxful, em parceria com o governo salvadorenho, trará oportunidades de aprendizado gratuitas. Entre as atividades realizadas, serão organizados workshops e palestras focadas em bitcoin e na inclusão financeira no país, principalmente dos cidadãos ainda desbancarizados.

O centro é também uma importante estratégia de Bukele para aumentar a conscientização sobre os benefícios de comprar e vender BTC como meio de troca para a comunidade local e para impulsionar ainda mais a adoção em massa do criptoativo.

Desde que o Congresso aprovou a chamada “Lei do Bitcoin”, a população salvadorenha se demonstrou descontente em confiar as finanças do país em mais uma moeda (além do dólar americano) que o governo federal não controla.

La Casa Del Bitcoin também abrigará os escritórios da Built With Bitcoin Foundation, uma organização sem fins lucrativos sediada nos Estados Unidos e dedicada a fornecer água potável, acesso à educação de qualidade, agricultura sustentável e apoio humanitário, tudo financiado em BTC e outras criptomoedas. O cofundador e CEO da Paxful, Ray Youssef, é o diretor executivo da fundação.

“A educação sobre o bitcoin é a chave para a liberdade financeira e El Salvador está liderando o caminho com o apoio da comunidade cripto”, disse o diretor de filantropia da Built With Bitcoin Foundation, Yusuf Nessary, no Twitter.

O diretor de crescimento na América Latina da Paxful, Will Hernandez, também se manifestou sobre o projeto. Em comunicado, ele apontou que sua a companhia já observou um aumento de 300% na adesão de usuários salvadorenhos.

“O que estamos presenciando é um momento de transformação em El Salvador. As plataformas peer-to-peer estão impulsionando a adoção em mercados emergentes e, como uma plataforma movida a pessoas, entendemos que a educação é crucial para a próxima onda de adoção.”

Will Hernandez, diretor de crescimento na América Latina da Paxful

Talvez a iniciativa consiga trazer alguma mudança na visão negativa que a população salvadorenha tem sobre o bitcoin. Em setembro, uma pesquisa conduzida pelo portal de notícia ElSalvador indicou que sete em cada dez pessoas residentes no país eram contra a aprovação da “Lei do Bitcoin”.

Com informações: Cointelegraph