Uber ganha pontos de embarque e desembarque nas estações de trem de SP
Aplicativo da Uber direcionará usuário a ponto de embarque específico para Uber nas estações contempladas na parceria
Pegar um carro da Uber em uma estação do transporte público pode ser um problema: não é incomum não existir no local uma área apropriada para o veículo parar. Mas há uma boa notícia para moradores da região metropolitana de São Paulo: a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e a Uber fecharam uma parceria para criar “pontos de embarque e desembarque virtuais” em algumas estações.
- Como cancelar sua assinatura do Uber Pass
- Cancelaram 20 vezes: as dificuldades para pedir Uber em 2022

O acordo foi fechado em 12 de janeiro, mas, oficialmente, passa a valer neste mês (fevereiro). Funciona assim: se o usuário estiver em uma estação incluída no sistema e pedir um carro da Uber, o aplicativo o direcionará para um local específico para embarque ou desembarque.
Essa abordagem diminui o risco de o usuário e o motorista do veículo se desencontrarem. Além disso, os tais pontos virtuais consistem em baias ou recuos localizados ao lado das estações, logo, as chances são menores de o embarque ou desembarque atrapalhar o trânsito de veículos ou as paradas de ônibus no entorno.
Por ora, o projeto contempla dez estações de cinco linhas da CPTM e quatro da ViaMobilidade. São elas:
- Luz (Linha 7 – Rubi)
- Palmeiras-Barra Funda (Linha 7 – Rubi)
- Brás (Linha 10 – Turquesa)
- Tamanduateí (Linha 10 – Turquesa)
- Guaianases (Linha 11 – Coral)
- Suzano (Linha 11 – Coral)
- Itaim Paulista (Linha 12 – Safira)
- Jardim Romano (Linha 12 – Safira)
- Engenheiro Goulart (Linha 13 – Jade)
- Aeroporto-Guarulhos (Linha 13 – Jade)
- Osasco (Linha 8 – Diamante)
- Jardim Silveira (Linha 8 – Diamante)
- Santo Amaro (Linha 9 – Esmeralda)
- Primavera-Interlagos (Linha 9 – Esmeralda)
Neste ponto, vale uma rápida explicação: tanto a Linha 8 quanto a Linha 9 tiveram as suas operações transferidas da CPTM para a ViaMobilidade em 27 de janeiro, mas o acordo com a Uber foi fechado antes desse processo ser concluído, razão pela qual estações das duas linhas em questão foram incluídas no projeto.
O número de estações contempladas é pequeno, de todo modo. Felizmente, está nos planos da CPTM instalar pontos virtuais nas demais estações. A companhia também reconhece a possibilidade de parcerias semelhantes serem fechadas com outros serviços de transporte por aplicativo.