Moto G Stylus 2022 é lançado com caneta que nem se compara à Samsung S Pen

Moto G Stylus 2022 possui câmera tripla de 50 megapixels, tela de 90 Hz e processador MediaTek na ficha técnica intermediária

Bruno Gall De Blasi
Por
Moto G Stylus 2022 é oficializado pela Motorola (Imagem: Divulgação)

Motorola anunciou o Moto G Stylus 2022 nesta quinta-feira (3). Seguindo as gerações anteriores, o lançamento manteve a canetinha capacitiva para desenhar e escrever na tela do celular. O acessório, no entanto, possui especificações inferiores em relação à S Pen, da Samsung, encontrada na linha Galaxy Note.

É o que observa uma publicação do SamMobile. O site primeiro demonstra o material de marketing do novo smartphone, que usa a frase “Noteworthy inspiration” (inspiração notável, em inglês) para se tratar da caneta. O termo “noteworthy” também apareceu em um editorial da Samsung para falar do esperado Galaxy S22 Ultra, que tende a ser compatível com a S Pen e a ter um espaço para guardá-la.

Apesar da pequena semelhança na divulgação, algumas diferenças notáveis (com o perdão do trocadilho) são levantadas pelo artigo. Em primeiro lugar, o texto ressalta que a Motorola não deu muitos detalhes sobre o acessório em si. Mas o site nota que se trata de uma caneta capacitiva, sem englobar elementos mais avançados, ao contrário do produto da Samsung ou até mesmo da Apple Pencil.

Caso não esteja a par, as canetas capacitivas não precisam de uma tela especial para funcionar; basta apenas ter o touch. Assim como o dedo, o acessório é detectado ao ser pressionado contra o painel, e não possui sensores de pressão para diferenciar as superfícies, como a S Pen, e Bluetooth. Além disso, a precisão é dada somente pela ponta mais fina, e não através de recursos especiais, como o Galaxy Note.

Motorola lista três funções à caneta do Moto G Stylus (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
Motorola lista três funções à caneta do Moto G Stylus (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

O acessório ainda não possui algumas ferramentas extras. É o caso dos gestos no ar. A S Pen ainda possui um botão para tirar fotos, pausar músicas, trocar de slides e realizar outros comandos à distância. A Motorola, por sua vez, só destaca três funções em seu site: editar capturas de tela, fazer anotações e colorir desenhos.

Além disso, é preciso lembrar que os dois produtos são embarcados em celulares de categorias diferentes. O Moto G Stylus é uma opção intermediária, ou seja, possui um preço mais acessível e é voltado para um público que deseja economizar. Já a linha Galaxy Note e o Galaxy S21 Ultra são mais avançados e consideravelmente mais caros.

Moto G Stylus 2022 tem opções nas cores dourado (foto) e azul (Imagem: Divulgação/Motorola)
Moto G Stylus 2022 tem opções nas cores dourado (foto) e azul (Imagem: Divulgação/Motorola)

Celular da Motorola tem tela de 90 Hz e câmera tripla

Além da caneta com uma gaveta para abrigá-la, temos um celular normal. O Moto G Stylus 2022 possui tela de 6,8 polegadas com resolução Full HD+ (2460 x 1080 pixels) e taxa de atualização de 90 Hz. Já a câmera frontal de 16 megapixels, para selfies e chamadas de vídeo, aparece em um furo no painel IPS.

A câmera tripla de 50 megapixels é outro destaque do lançamento. Além disso, a ficha técnica é formada pelo processador MediaTek Helio G88, a RAM de 6 GB, o armazenamento de 128 GB e a bateria de 5.000 mAh. O smartphone ainda possui leitor de impressões digitais e sai da caixa com Android 11 de fábrica.

O preço sugerido do lançamento nos Estados Unidos é de US$ 299,99 (cerca de R$ 1.600). É possível encontrá-lo em duas opções de cores: azul e rosa.

Moto G Stylus 2022 – ficha técnica

Moto G Stylus 2022
TelaIPS de 6,8 polegadas com resolução Full HD+ (2460 x 1080 pixels) e taxa de atualização de 90 Hz
ProcessadorMediaTek Helio G88
RAM6 GB
Armazenamento128 GB (expansível via cartão de memória microSD de até 512 GB)
Câmera traseira– principal: 50 megapixels
– ultrawide: 8 megapixels
– profundidade de campo: 2 megapixels
Câmera frontal16 megapixels
Bateria5.000 mAh com recarga de 10 watts
Sistema OperacionalAndroid 11
Conectividadeentrada dedicada para fones de ouvidos (3,5 mm), porta USB-C, 4G, 3G, 2G, Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac (2,4 GHz e 5 GHz), Bluetooth 5.0, GPS e sem NFC
Maisleitor de impressões digitais na lateral, VoLTE, corpo de plástico e repelente à água
Dimensões170,21 x 75,90 x 9,45 mm
Peso216 gramas
Coresazul e rosa

Com informações: SamMobile e The Verge

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados