Galaxy S22 deve usar plástico feito de redes de pesca que poluem oceanos

Samsung se compromete em utilizar plástico reciclado em seus produtos; Galaxy S22, S22+ e S22 Ultra podem ser lançados em breve

Bruno Gall De Blasi
Por
Possível Galaxy S22 Ultra: celular deve ganhar espaço para guardar a S Pen (Imagem: Reprodução/WinFuture)

Samsung pretende usar produtos reciclados na linha Galaxy S22. De acordo com a fabricante nesta segunda-feira (7), os futuros produtos da marca vão utilizar plástico feito de redes de pesca encontradas nos fundos de oceanos. A expectativa é de que os próximos celulares da marca sul-coreana sejam apresentados nesta semana.

O uso de materiais reciclados oriundos de itens que poluem os oceanos faz parte do programa Galaxy for Planet. A iniciativa também entra nos esforços da companhia para reduzir o uso de materiais nocivos ao meio ambiente na composição de seus produtos: segundo um relatório de sustentabilidade empresa, houve uma redução de 20% no uso de plásticos e a coleta de 5 milhões de toneladas de lixo eletrônico em 2021. 

A aposta da vez é trocar o plástico dos dispositivos da linha Galaxy por materiais recicláveis. E isso acontecerá em breve, já nos lançamentos do próximo Galaxy Unpacked 2022, no dia 9. O evento, caso não esteja a par dos rumores, pode ser o palco para a estreia do Galaxy S22 e dos tablets da linha Galaxy Tab S8.

“Esses dispositivos refletirão nosso esforço contínuo para eliminar plásticos de uso único e expandir o uso de outros materiais ecologicamente corretos, como material reciclado pós-consumo (PCM) e papel reciclado”, anunciaram. “Com essa transformação, o futuro da tecnologia Galaxy trará design de produto líder e proporcionará melhor impacto ambiental.”

Segundo Samsung, 640 mil toneladas de rede de pesca são descartadas no oceano todos os anos (Imagem: Reprodução/Samsung)
Segundo Samsung, 640 mil toneladas de rede de pesca são descartadas no oceano todos os anos (Imagem: Reprodução/Samsung)

640 mil toneladas de rede são descartadas por ano

A ação pretende minimizar a ameaça causada pela poluição em oceanos, incluindo os impactos dos microplásticos. A Samsung informa que 640 mil toneladas de rede de pesca são abandonadas e descartadas todos os anos. “Quando você pensa em ‘plástico ligado ao oceano’, provavelmente imagina uma garrafa de água ou uma sacola de supermercado flutuando na superfície do oceano”, afirmaram. “O que pode não vir à mente é uma ameaça mais oculta”. 

E todo esse esforço não é em vão. Afinal, a poluição causada pelas redes de pesca têm um impacto alarmante, que pode atingir até as nossas fontes de água e alimento. Além disso, a marca observa que os recifes de corais e habitats são danificados pois essas “redes fantasmas” são responsáveis por prender e enredar (sic) a vida marinha.

Galaxy S22 deve repetir visual do Galaxy S21; saiba o que esperar (Imagem: Reprodução/WinFuture)
Galaxy S22 deve repetir visual do Galaxy S21; saiba o que esperar (Imagem: Reprodução/WinFuture)

Galaxy S22, S22+ e S22 Ultra: o que esperar?

A Samsung deve apresentar três celulares na quarta-feira (9). Entre eles, estão o Galaxy S22, S22+ e S22 Ultra que tendem a chegar às lojas com o processador Exynos 2200 com gráficos da AMD ou Snapdragon 8 Gen 1 na ficha técnica avançada. A escolha do processador, no entanto, vai depender da região onde serão vendidos.

Galaxy S22 e S22+ devem manter o visual da geração anterior. O grande destaque da dupla ficaria pelas melhorias na câmera tripla de 50 megapixels. De resto, os telefones possivelmente chegarão às lojas com tela plana com taxa de atualização de 120 Hz, 8 GB de RAM e até 256 GB de armazenamento.

As grandes apostas se destinam ao Galaxy S22 Ultra. Espera-se que o celular seja uma espécie de sucessor espiritual do Galaxy Note com espaço para guardar a caneta S Pen. O telefone ainda seria o mais potente do trio, com direito à câmera quádrupla de 108 megapixels e até 12 GB de RAM. O espaço também seria maior: até 512 GB.

Outros produtos também devem ser estreados no evento, como a linha de tablets Galaxy Tab S8. O Galaxy Unpacked 2022 está marcado para quarta-feira (9). 

Com informações: EngadgetSamsung (Newsroom) e TechCrunch

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados