Android 12: Google quer exigir Material You em celulares novos e atualizados

Material You, do Android 12, ajusta as cores da interface do sistema operacional do Google de acordo com o papel de parede

Bruno Gall De Blasi
Por
Samsung Galaxy S21 FE (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

Material You vigora entre as principais novidades do Android 12. A nova linguagem visual traz um tema dinâmico que ajusta as cores da interface conforme o papel de parede escolhido pelo usuário. Mas o Google quer ver o recurso para personalizar o sistema operacional em todos os celulares novos e atualizados a partir de março.

As pistas da exigência partem de um documento interno revelado por uma fonte não identificada ao Android Police. Segundo o site nesta terça-feira (8), o Google pretende exigir o esquema de cores dinâmicas em celulares e tablet com o Google Mobile Services (GMS). A regra seria aplicada tanto em dispositivos lançados com o Android 12 quanto os que seriam atualizados para a nova versão do sistema operacional.

A medida gira em torno do esquema de personalização do sistema. Isto porque o Android 12 oferece temas dinâmicos, recurso que altera as cores da interface de acordo com o papel de parede. Ou seja, ao trocar o plano de fundo, o Android pega os tons da imagem e cria paletas de cores para aplicá-las em botões, ícones e outros elementos tanto do sistema quanto de aplicativos compatíveis.

Material You é uma das principais novidades do Android 12 (Imagem: Divulgação / Google)
Material You é uma das principais novidades do Android 12 (Imagem: Divulgação / Google)

Cores dinâmicas do Android 12 deve ser expandida

A ideia é que as fabricantes ofereçam um mecanismo para aplicar temas dinâmicos em suas interfaces. O documento aponta para algumas exigências para a função, como a capacidade de gerar cinco paletas de tons a partir de uma única cor para serem aplicadas em tempo real. O conjunto seria formado por duas paletas neutras e três de destaque.

A implementação também tem data para ser iniciada. Ainda com base nas informações vazadas, o site especializado relata que os softwares enviados para a aprovação do Google Mobile Services (GMS) deverão trazer os temas dinâmicos a partir de 14 de março. Em outras palavras: caso o rumor se concretize, a nova regra deve começar a aparecer aos usuários em breve.

Algumas fabricantes, por outro lado, já saíram na frente e estão aplicando as cores dinâmicas em suas interfaces. É o caso da Samsung, que liberou a One UI 4 baseada no Android 12 com a possibilidade de personalizar a interface para as linhas Galaxy S21S20 e S10 nas últimas semanas. A Xiaomi também deve levar a novidade aos smartphones com MIUI 13.

Com informações: Android Police

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados