Google Chrome ganha “Jornadas” que organizam seu histórico da web por temas

Jornadas do Google Chrome chega aos usuários e oferece uma nova experiência ao navegar pelo histórico de atividades do navegador

Bruno Gall De Blasi
Por
Google deve eliminar cookies de terceiros apenas em 2023 (Imagem: Tati Tata/Flickr)

Google Chrome recebeu melhorias no histórico de navegação. Nesta terça-feira (8), o Google começou a distribuir um recurso conhecido como Jornadas, que facilita a busca por buscas feitas e sites acessados recentemente ao organizá-los por tópicos. A novidade está disponível somente na versão do browser para computadores.

As alterações são destinadas ao histórico de navegação do navegador. Ao acessá-lo, além da lista cronológica de páginas acessadas, também existe a aba Jornadas. A nova área permite que os usuários visualizem as atividades agrupadas por temas.

O Google dá um exemplo. Vamos supor que você está planejando uma viagem e deseja ter acesso aos sites acessados e buscas feitas em outros momentos. Para isto, basta acessar o histórico, abrir a aba Jornadas e digitar “viagens” na caixa de busca para ter acesso às atividades relacionadas separadas em tópicos.

“Quando você digita uma palavra relacionada em sua barra de pesquisa e clica em ‘Retomar sua pesquisa’ ou visita a página de jornadas do histórico do Chrome, você vê uma lista de sites relevantes que você visitou e pode retomar rapidamente de onde parou, seja hoje cedo ou semanas atrás”, afirmaram. 

A companhia ainda informa que as jornadas consideram o quanto você interagiu com um site para destacar as informações mais relevantes. A ferramenta também traz sugestões sobre pesquisas. Além disso, os dados não são enviados para a conta do Google e podem ser excluídos pelo usuário em qualquer momento.

Jornadas do Google Chrome oferece uma nova experiência para visualizar o histórico de atividades (Imagem: Reprodução/Google)
Jornadas do Google Chrome oferece uma nova experiência para visualizar o histórico de atividades (Imagem: Reprodução/Google)

Jornadas está disponível apenas para computadores

A novidade já começou a ser liberada ao Google Chrome para computador em português, alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, holandês e turco. Apesar da distribuição, a ferramenta ainda não está disponível para todos os usuários. Ainda assim, é possível forçar a habilitação do Jornadas através do Chrome Flags:

  1. Abra o Google Chrome e verifique se há atualizações disponíveis;
  2. Digite “chrome://flags/” na barra de endeços e aperte Enter;
  3. Pesquise por “History Journeys”;
  4. Mude a caixinha correspondente ao recurso de “Default” para “Enabled”;
  5. Reinicie o navegador.

A ferramenta estará disponível assim que o navegador for reaberto. Para acessá-la, é só entrar no histórico do Google Chrome normalmente e, em seguida, escolher a aba “Jornadas” para visualizar as atividades agrupadas por temas. Também é possível realizar pesquisas de atividades anteriores na caixa de busca no topo da página.

Espera-se que a novidade chegue a todos os usuários em breve.

Jornadas do Google Chrome ativado pelo Chrome Flags (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
Jornadas do Google Chrome ativado pelo Chrome Flags (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Google Chrome ganha novas ações e widgets

O Google ainda anunciou outras novidades, como as ações que podem ser realizadas pela barra de endereços. Para isto, basta digitar comandos como “Personalizar o Chrome” (em tradução livre) para ter acesso às opções de customização, por exemplo. A versão do navegador para Android também ganhou novos widgets.

Com informações: Android Police e Google (Blog)

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Canal Exclusivo

Relacionados